24/08/2017 às 17h12min - Atualizada em 24/08/2017 às 17h12min

Projeto Orquestra de Sopros de Itatiaia ensina música aos estudantes do Colégio Dom Ottorino Zanon

Os alunos do Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da música e desenvolver suas habilidades musicais através do projeto Orquestra de Sopros de Itatiaia. O projeto,que hoje atende 35 alunos do sexto ao nono ano, oferece aulas de música, com a teoria e prática realizadas ao mesmo tempo.

O treinamento acontece no Centro de Formação da Escola, todas as segundas e terças-feiras, das 13h30 as 16h45 e são abertas para todos os alunos da unidade. De acordo com o professor e maestro do projeto, Hércules Alves, o repertório ensinado vai desde o erudito ao popular.

Hércules explica ainda que o projeto tem como objetivo desenvolver a cultura musical e promover a cidadania.

 - Durante os encontros os estudantes aprendem a ler partituras, reconhecer as notas musicais e tocar os instrumentos, todo esse trabalho também ajuda muito no ambiente escolar principalmente no que se refere a atenção, criatividade e a autoestima. O projeto contribui também para promover a cidadania -  disse o maestro, lembrando que  periodicamente são realizadas apresentações dos alunos na Escola.
 
O diretor da unidade, Sidney Siqueira conta que nas aulas os alunos também aprendem como cuidar e guardar os instrumentos de forma correta.

- Saxofone, clarinete, flauta transversas são alguns dos instrumentos usados pelos alunos, além é claro dos instrumentos de percussão. No decorrer da oficina eles também aprendem a valorizar e preservar os instrumentos  que usam. Vale ressaltar ainda que esse projeto contribui muito no processo de socialização e aprendizagem e é muito gratificante ver o interesse de todos eles, um interesse que se transfere também para a sala de aula, finalizou.


Por Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »