25/08/2017 às 17h38min - Atualizada em 25/08/2017 às 17h38min

Alunos do Colégio Dom Ottorino Zanon participam de oficina de percussão de Maracatu

Sexta-feira é dia de aprender a tocar Maracatu no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo. Uma vez por semana os alunos da unidade estão tendo a oportunidade de participar de uma oficina de percussão  que acontece no Centro de Formação da Escola. As aulas, abertas para todos os alunos da unidade, são realizadas das 15h as 16h30 e são ministradas pelos professores Eduardo Abreu e  Gabriele Leme, do Grupo de Maracatu Pedra Sonora.

O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco, mas que também é ensinado em outros estados do país - explica o professor da oficina, Eduardo Abreu.

- O Maracatu é típico do Pernambuco, mas na região sudeste também se aprende sobre essa importante expressão cultural do nosso país. Durante a oficina é possível notar o interesse dos estudantes e perceber que estão cada vez mais concentrados e dispostos a aprender a tocar os instrumentos. Podemos dizer que as aulas de Maracatu contribuem muito com socialização dos alunos uma vez que ensina a importância do  trabalho em grupo e também essa cultura do nosso país -  disse o professor Eduardo Abreu.

 Eduardo conta ainda que nas aulas, além de aprenderem a tocar a alfaia, o agbê, o ganzá  e a caixa, instrumentos de base do Maracatu, os alunos também ficam sabendo mais  sobre a história  da dança típica e as suas principais representações, como o Maracatu de Baque Virado, mais comum na região sudeste e o Maracatu de Baque Solto.

Gabriele Leme, também professora da oficina, explica que o próximo passo será ensinar a dança aos estudantes.

 - As aulas de Maracatu na escola estão recomeçando e eles estão conhecendo os instrumentos e aprendendo a tocar cada um deles. O objetivo é que num segundo momento eles aprendam as canções e os passos típicos da dança, disse.

Para a diretora adjunta do Colégio, Kátia Miranda as aulas contribuem com a formação cultural dos estudantes.

- A cultura e a educação andam sempre juntas e é importante que os estudantes conheçam um pouco da história e da cultura popular do Brasil e se sintam parte delas, pois tudo isso também é um estímulo para a aprendizagem, finalizou a diretora.

Os alunos da unidade que desejarem participar do projeto devem procurar a direção da Escola durante o horário de funcionamento. O Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon fica localizado na Avenida Arnaldo Marzott, s/nº, Jardim Martinelli, Penedo.O telefone de contato é (24) 3351 3058.

Por Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »