29/08/2017 às 15h18min - Atualizada em 29/08/2017 às 15h18min

Prefeitura inicia implantação do Alvará Online

Os empreendedores interessados em obter o alvará para atividades na cidade em breve poderão solicitar o documento direto pela internet. A Prefeitura de Itatiaia, em parceria com o SEBRAE realizou no final da tarde de ontem (28), a primeira reunião para a implantação do Alvará Online.
 
O encontro, realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contou com a presença do Prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes,o Dudu, do vice prefeito, Sebastião Mantovani, do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Sales, de  representantes de diversas áreas da Prefeitura e do  SEBRAE/RJ, como a coordenadora do regional, Ana Lúcia Araújo, o diretor dos polos Resende/Itatiaia,  Jaime Souza Filho e o consultor de Políticas Públicas, Carlos Magno.
 
De acordo com o SEBRAE, todo o procedimento será realizado por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin), da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que tem a finalidade de desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos, dentre eles, a própria Junta Comercial, o Corpo de Bombeiros ,a Secretaria de Fazenda Estadual e a Prefeitura.
 
Por meio do Alvará online, os interessados poderão solicitar a abertura  de uma nova empresa preenchendo todos os dados direto no site da Prefeitura no endereço www.itatiaia.rj.gov.br. Para isso é necessário que o interessado reúna todos os documentos necessários e envie de forma digital  e dentro do prazo.
 
Para a implantação do Alvará Online será realizada uma série de oito reuniões para a capacitação dos gestores e estruturação do município. Nas reuniões, que acontecerão uma vez por semana, será repassado todo o passo a passo do processo para dar início ao trabalho de desburocratização.
 
De acordo com o consultor de Políticas Públicas do SEBRAE, Carlos Magno, a implantação do Alvará Online representará uma grande facilidade para o cidadão que não precisará se deslocar até a Prefeitura para solicitar ou acompanhar o seu pedido. Tudo poderá ser feito pela internet, a qualquer momento e de onde estiver. 

- Com a implantação, as atividades de baixo risco, por exemplo, terão um andamento rápido, pois não será mais necessário tramitar em todas as secretarias, a análise será realizada diretamente pela Secretaria de Fazenda, disse o consultor.

Segundo dados do SEBRAE atualmente o município conta com 1549 empresas cadastradas. Para o Prefeito Eduardo Guedes o serviço garantirá mais rapidez e comodidade para os contribuintes que desejam abrir o seu negócio.
 
 - Estamos trabalhando para aperfeiçoar e modernizar os serviços para melhor atender os moradores. Com a implantação do Alvará Online o objetivo é melhorar e otimizar o atendimento, oferecendo mais comodidade, rapidez  e praticidade ao cidadão, finalizou o Prefeito.
 
Por Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »