29/08/2017 às 17h01min - Atualizada em 29/08/2017 às 17h01min

Prefeitura inicia curso de formação para aprovados em concurso público para Guarda Municipal

Quatro candidatos aprovados para o cargo de Guarda Civil Municipal estão participando desde ontem (28), de um curso de formação no Centro de Capacitação e Qualificação Profissional do Município,na Vila Odete. O curso, que terá duração de 536h, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem caráter eliminatório.

De acordo com o comandante da corporação, Edson Bento Expedito, o conteúdo, dividido em módulos, conta com aulas teóricas e práticas e segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Dentre os assuntos que estão sendo repassados estão: Funções e Atribuições das Guardas Municipais,  Estatuto do Servidor e Regimento Interno da Guarda Municipal, Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislações, Código de Trânsito Brasileiro, Segurança Patrimonial, Noções Básicas de Combate à Incêndios, Primeiros Socorros, Direitos Humanos, Segurança Pública, entre outros.

O comandante da Guarda explica que os conteúdos estão sendo ministrados pelo inspetor da Guarda Municipal de Volta Redonda, Valdo Rocha e por servidores da Guarda Municipal de Itatiaia habilitados no assunto.

 - A capacitação é importante para que o efetivo esteja preparado para prestar um bom serviço à comunidade.  Além das aulas teóricas, os recém-convocados no concurso público também estão tendo aulas práticas que incluem Defesa Pessoal e Ordem Unida - explicou o comandante.

Os quatro convocados para participar do curso de formação foram aprovados no concurso público, Edital n°01 de 17 de dezembro  de 2014 e convocados por meio do Edital nº 22 de 21 de junho de 2017.

A Guarda Civil Municipal de Itatiaia atualmente conta com cerca de 150 componentes. Dentre as suas atribuições estão a preservação do patrimônio, a fiscalização dos espaços e equipamentos públicos e o controle do trânsito no âmbito municipal.

Por Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »