20/09/2017 às 16h39min - Atualizada em 20/09/2017 às 16h39min

Assessoria de Cultura de Itatiaia inicia projeto colaborativo de compartilhamento de livros

No projeto Moitará os livros ficarão em estruturas que tem o formato de casa e estarão localizadas na Casa da Cultura e na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, iniciou nesta quarta-feira (20) o projeto Moitará. O projeto é colaborativo e consiste no compartilhamento de livros com intuito de levar cultura, cidadania e educação para toda população e, consequentemente, incentivar a leitura, fomentar a troca de livros e permitir um movimento literário pela cidade.

Moitará é uma palavra indígena que significa troca/escambo e os livros ficarão em estruturas que tem o formato de casa e estarão localizadas na Casa da Cultura e na Biblioteca Municipal.

O objetivo é que ao passar pela casinha o cidadão leve um livro, leia e depois o devolva sem nenhum cadastro. Há ainda a possibilidade de qualquer pessoa doar um livro para a estrutura e assim proporcionar uma troca constante de livros para que outros leitores tenham acesso.

De acordo com o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, o projeto será expandido para diversos bairros e as próximas casas serão instaladas na vila Flórida e em Penedo.

- A estrutura em formato de casinha "de passarinho" é para criar a ideia de livros que voem de leitor em leitor. Os livros dessa estrutura são de todos. Gostou? Leve, leia, traga, doe! Toda a produção do projeto, inclusive a confecção das casinhas, foi desenvolvida pela equipe da Casa da Cultura. As próximas duas casas serão instaladas na Vila Flórida e em Penedo e, em breve, estenderemos para Maringá e Maromba – explicou Rafael.

Por Luana Vieira