21/09/2017 às 18h06min - Atualizada em 21/09/2017 às 18h06min

Alunos do curso de teatro da Casa da Cultura se preparam para estreia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, prepara estreia de peça de teatro dos alunos da Casa da Cultura. O grupo denominado “Teatro de Areia” apresentará nos dias 21 e 22 de outubro, no palco da Casa da Cultura, às 20h, a peça “Caravana Sertão”. O texto e a direção geral são de autoria do professor e Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto.

A entrada será gratuita e os convites deverão ser retirados a partir do dia 15 Casa da Cultura que fica na Rua Antonio Gomes de Macedo, no Centro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h.

A peça é inspirada nas temáticas do teatro Armorial de Ariano Suassuna e a história é dividida em contos que dialogam entre o imaginário, o real e o surreal. A técnica utilizada no cenário é baseada na actionpaint desenvolvida no modernismo por Pollock.

O grupo sairá em turnê entre novembro e março com apresentações nas cidades vizinhas e estudam a possibilidade de levar a peça para a cidade de Malta, na Paraíba, que é muito representativa para os moradores de Itatiaia.

- Quatro histórias tem um personagem central que vai usar de esperteza para se dar bem. Em dois contos a falta de água é um fator muito presente e espero que fomente discussões no sentido da importância da preservação dos mananciais e dos recursos hídricos. Os personagens não seguem linha cronológica, nunca são as mesmas pessoas e os fatos ao mesmo tempo que são isolados, dialogam – explicou o diretor geral.

Segundo Rafael, a peça conta com a atuação de 13 atores que iniciaram em março as aulas no curso oferecido gratuitamente pela Prefeitura.

- Existem algumas etapas no processo de aprendizado no teatro, quando começamos o curso tivemos exercícios de atuação, preparação física, voz, concentração e várias práticas de atuação de diversas vertentes teatrais. A apresentação é a formatura, o final de todas as etapas que experimentamos e pesquisamos. A experiência do palco e da presença do público é o momento em que o aluno sente a real força do teatro, é algo sensorial, que mexe com as emoções, o corpo, a concentração e dá a oportunidade de viver de verdade aquilo que o teatro mais tem a oferecer: a emoção do ao vivo – destacou Rafael que é pós-graduado em Teatro pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM.

A trilha sonora, a criação dos figurinos, a cenografia e o método de encenação exigiu uma profunda pesquisa artística, cultural, de geografia e da historia das regiões do Brasil.

- Todo suporte para que a produção da peça seja realizada vem sendo dado pela prefeitura através da equipe que compõe a Casa da Cultura. Nossa ficha técnica tem 10 pessoas que fazem parte da Casa, além dos alunos que participam ativamente de todo processo de produção. Buscamos fazer com que a cidade tenha pessoas e grupos atuantes no fazer artístico para que nossa cultura seja cada vez mais valorizada, reconhecida e difundida – comentou.

Sinopse
A Caravana Sertão é uma trupe de artistas que contam através do teatro seis contos inspirados nos rincões do nordeste brasileiro. As histórias são fantasiosas e beiram o absurdo com seus personagens exagerados e suas características bastante peculiares. Os atores cantam e dançam nos intervalos dos contos, completando assim a atuação da caravana que tem como meta divertir e comunicar com inspiração na comédia dell arte.

Sobre o curso e o grupo “Teatro de Areia”
O objetivo do curso de teatro da Casa da Cultura de Itatiaia é formar cidadãos aptos a produzir teatro para enriquecer a vida cultural do município e representar a cidade em festivais, competições e mostras de cidades. O curso oferece vivência prática na produção, atuação e montagem das peças e tem sua culminância com a montagem de um espetáculo teatral.

Durante as aulas, os participantes realizam atividades de preparação física como alongamento e práticas de consciência corporal, além de exercícios de atuação, preparação vocal, técnicas de concentração e várias práticas de atuação de diversas vertentes teatrais.

Com a conclusão do curso nasce mais um grupo de teatro para Itatiaia, o “Teatro de Areia”. O nome tem a ver com a efemeridade da areia que é redesenhada com o vento, a chuva, as marés. A formação do grupo dentro de um curso da prefeitura vai de encontro a proposta de incentivar o protagonismo juvenil e fazer com que as correntes artísticas do município ganhem força.

Elenco
Gabriel Leal, Luana Vieira, Pamela Olimello, Thales Lima, Maxwuell Nogueira, Ana Clara Andrade, Mateus Sousa, Barbara Andrade, Beatriz Menezes, Lucas Amorim, Yuri Soares, Allan Bergk e Karolina Silva.

Serviço
Espetáculo “Caravana Sertão”
Texto e direção: Rafael Fioratto.
Onde: Casa da Cultura - Rua Antonio Gomes de Macedo
Quando: 21 e 22 de outubro, às 20h
Ingresso: gratuito com retirada a partir do dia 15,na Casa da Cultura
 

Por Luana Vieira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »