26/09/2017 às 16h40min - Atualizada em 26/09/2017 às 16h40min

Festa da Primavera encerra atividades do Setembro Amarelo no CAPS de Itatiaia

Setembro é o mês de prevenção contra o suicídio e a prefeitura de Itatiaia, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou na tarde de ontem, segunda-feira (25), o encerramento das atividades em alusão ao Setembro Amarelo.

A festa da primavera, realizada na sede do CAPS, contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre membros do executivo, equipe e pacientes do centro. Durante a festa foi feita a escolha do Rei e da Rainha, além de brincadeiras com os participantes para encerrar as atividades do mês que tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil.

- Essa foi a primeira festa da primavera que realizamos e o resultado foi muito positivo. O principal objetivo era proporcionar a socialização dos pacientes e era visível a alegria deles durante as danças, brincadeiras e escolha do rei e da rainha da primavera. Agradecemos a participação do comércio, das secretarias da prefeitura e de todas as pessoas que nos ajudaram na realização desta atividade – comentou a psicóloga e coordenadora do CAPS, Alline Siqueira.

De acordo com a psicóloga, o local atende cerca de 150 pacientes por mês e durante a sensibilização do setembro amarelo foi realizada uma média de 25 atendimentos de pessoas com demanda de pensamento suicida, ou tentativa de suicídio.

- Tivemos a participação dos nossos grupos e seus familiares, então foi um bom momento para eles refletirem sobre o tema. Ouvimos relatos de pacientes que já tentaram se suicidar e para nós isso representa um ganho enorme, pois é difícil ajudá-los a compartilhar suas experiências. É importante ressaltar que quem tiver interesse, ou alguma dúvida, ou ainda precisar de ajuda pode se dirigir ao CAPS sem nem marcar hora – destacou Alline.

A instituição dispõe de uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos e médicos. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o telefone para contato é o 3352-3006.

Por Luana Vieira