03/10/2017 às 17h57min - Atualizada em 03/10/2017 às 17h57min

Itatiaia tem programação dedicada ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Itatiaia preparou uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa para as mulheres da cidade. As secretarias de Saúde, Políticas Públicas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos e Esporte e Lazer desenvolverão atividades gratuitas durante todo o mês dentro do tema da campanha nacional de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero.

Na Clínica de Saúde da Mulher, localizada no Ambulatório Central, será desenvolvido diariamente um trabalho de conscientização com informações sobre a importância do exame de mamografia.

- Esta campanha é importante para conscientização e orientação das mulheres de que a prevenção é necessária e que os exames podem evitar mortes. Nossas unidades já trabalham a saúde da mulher e nesse mês iremos intensificar esse trabalho. É importante que a mulher faça o preventivo e o autoexame da mama, mesmo sem sintomas – destacou o Secretário de Saúde, Jorge Figueira.

Confira a programação:

Dia 06/10 (sexta-feira) - Caminhada Outubro Rosa, que convida às mulheres e demais interessados a vestirem rosa e caminhar pelo bairro Campo Alegre pela visibilidade do tema. A concentração será na ESF do Campo Alegre II com saída às 9h30.

Dia 07/10 (Sábado) - Coleta de preventivos por demanda espontânea na ESF do Campo Alegre II, sendo 10 a partir das 9h30 e 10 na parte da tarde, com início às 13h30.

Dia 07/10 (Sábado) – Palestra na sala de espera da ESF do Campo Alegre II, às 9h30, com orientações sobre o auto-exame da mama e a importância da coleta do exame Papa Nicolau (preventivo).

Dia 10/10 (terça-feira) - Palestra na ESF Campo Alegre I, às 16h, sobre câncer de mama. Palestrantes: Dr. Márcio e a Psicóloga Lucilene.

Dia 14/10 (Sábado) – Palestra na Igreja Metodista Wesleyana Central, às 17h30, sobre importância da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama e o serviço de Tratamento Fora Domicílio de Itatiaia. Após a palestra haverá coffee break e Culto de Mulheres. Palestrantes: Joyce Quimas, técnica em mamografia, Jacira Amado, Tratamento Fora Domicílio de Itatiaia, Fernanda Barreto, Psicóloga.

Dia 18/10 (quarta-feira) – Evento com palestras e aulão de zumba, às 18h, na quadra do Colégio Reinaldo Maia Souto.

Dia 30/10 (segunda-feira) – Caminhada Outubro Rosa seguida de café da manha com os pacientes. A concentração será às 9h, na ESF de Penedo.

 
Por Luana Vieira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »