04/10/2017 às 17h17min - Atualizada em 04/10/2017 às 17h17min

Outubro será marcado pelo encerramento do Itatiart 2017 nas escolas de Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no mês de outubro o encerramento das atividades do Itatiart 2017. Com o tema incentivando a criatividade e descobrindo talentos, o projeto teve a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Até amanhã, dia 05, a Pré Escola Professora Maria José de Aquino está recebendo os pais dos alunos para visitar a exposição dos trabalhos realizados e assistir as apresentações de cada turma sobre os homenageados. Na sexta-feira, dia 06, a Creche Municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim reunirá a comunidade escolar e os familiares para as apresentações culturais da unidade.

Segundo a Diretora Geral da Pré Escola, Maria Angélica Gama de Freitas, nesse ano cada escola escolheu quem iria homenagear em áreas como literatura, artes cênicas, música e artes plásticas.

- Foi um projeto fantástico e as crianças adoraram as atividades. Nós trabalhamos Piet Mondrian, nas artes plásticas, Adriana Calcanhoto na música e Eliardo e Mary França na literatura. A maioria dos alunos não conhecia esses trabalhos, então tivemos um ganho educacional e cultural muito grande. Nosso objetivo aos escolher os homenageados foi proporcionar o contato deles com algo novo e a meta foi atingida com trabalhos maravilhosos. Separamos o enceramento por turmas e a participação dos pais tem feito a diferença no resultado final – comentou Maria Angélica.

O Itatiart acontece há 12 anos no município e tem o objetivo de difundir a cultura brasileira por meio de atividades e conhecimentos desenvolvidos nos espaços escolares da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.

- O Itatiart aproxima nossos alunos de personagens que marcaram e marcam a nossa cultura. Ao longo do ano eles conheceram a trajetória de vida e as obras dos autores, cantores e artistas que foram escolhidos para o trabalho em sala aula. Com o encerramento do projeto os alunos tem atrelado a educação uma bagagem cultural – explicou o Secretario de Educação, Amarildo Veiga Ferri.

Por Luana Vieira