05/10/2017 às 12h31min - Atualizada em 05/10/2017 às 12h31min

Cerca de 660 alunos farão o ‘Simulado da Prova Brasil’ na rede municipal de Itatiaia

A Prova Brasil 2017, que é base de cálculo para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) avaliando o conhecimento dos em matemática e língua portuguesa, está chegando. Para isso, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria de Educação, irá aplicar no próximo dia 10 de outubro nas escolas municipais o ‘Simulado da Prova Brasil’ para cerca de 660 alunos do 5º e 9º ano.

Segundo o secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, esta ação nos mostra previamente como está o aprendizado nas escolas do Município:

- O simulado da Rede Municipal tem como objetivo preparar os alunos para a Prova Brasil e ao mesmo tempo obter um diagnóstico do ensino da rede. Ele acontece há 4 anos, mas somente este ano é que a Secretaria de Educação sistematizou a aplicação da prova de forma bimestral - disse o Secretário.

As avaliações são montadas pelos professores de cada área. Será avaliado, por exemplo, na área de língua portuguesa, a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem. Na matemática é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.

- Nosso simulado é nos moldes pra Prova Brasil. Ele segue as diretrizes da Prova Brasil que é uma avaliação censitária, elaborada pelo Ministério da Educação, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas redes públicas de ensino. Nós sempre atingimos os índices da Prova Brasil no município de Itatiaia. O índice é dado por escola e para a rede de Educação como um todo. O primeiro índice oficial foi em 2009 e de lá pra cá nós sempre atingimos a meta – enfatiza Anderson Rocha, Supervisor de Ensino da secretaria de Educação.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »