05/10/2017 às 16h18min - Atualizada em 05/10/2017 às 16h18min

Alunos de violino da Casa da Cultura visitam o Teatro Municipal de São Paulo neste domingo

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, em parceria com a Jaguar Land Rover, realiza neste domingo, dia 08, uma visita  ao Teatro Municipal de São Paulo com os alunos do curso da violino da Casa da Cultura. No total, 7 alunos foram selecionados através de uma redação para assistirem ao Concerto da Fundação Bachiana Filarmônica que está em cartaz no famoso teatro da capital Paulista.

A regência do concerto será do renomado Maestro João Carlos Martins e a visita tem como objetivo proporcionar aos selecionados uma experiência de sala de concerto com uma apresentação profissional.

De acordo com o professor de música de Itatiaia, Moisés Pereira, cada aluno irá ao Concerto acompanhado de seu responsável.

- A maioria desses alunos nunca teve contato com a música clássica além das aulas que frequentam, então será uma oportunidade para que eles conheçam e se encantem por esse mundo. Como não podíamos levar todos os alunos, selecionamos por meio de uma redação sobre como o projeto interferiu na experiência deles com a música. A Land Rover disponibilizou os convites do concerto para os alunos do projeto de Itatiaia e Resende e eles irão acompanhados de seu responsável – explicou o professor de música de Itatiaia, Moisés Pereira.

Segundo o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, atualmente há 68 alunos no curso de violino e violoncelo da Casa da Cultura.

- Essa é uma grande oportunidade deles verem de perto uma orquestra profissional, de conhecerem um grande teatro brasileiro e adquirirem uma bagagem cultural enorme. Acredito que isso provoque uma transcendência e espero que amplie o horizonte dos nossos alunos. Quando os 7 selecionados voltarem haverá uma troca de experiência com os outros alunos e ainda este mês receberemos a visita do Maestro João Carlos – comentou Fioratto.

Sobre o Projeto

As aulas de violino e violoncelo fazem parte do Projeto “A Música Venceu” que é idealizado e dirigido pelo mundialmente renomado Maestro João Carlos Martins. O projeto é uma realização da Jaguar Land Rover, em parceria com a Fundação Bachiana Filarmônica e a Prefeitura de Itatiaia, com o objetivo de fortalecer o vinculo da música clássica erudita entre as crianças e os adolescentes. Desde 2014 as aulas acontecem na Casa da Cultura de Itatiaia e, atualmente, há 68 alunos matriculados no curso que atende crianças e adolescentes com idade a partir de 8 anos.

Por Luana Vieira