06/10/2017 às 17h00min - Atualizada em 06/10/2017 às 17h00min

Creche Municipal Sandra Cotrim encerra Itatiart 2017 com apresentações dos alunos

Alunos e profissionais da Creche Municipal Sandra Cotrim, no Campo Alegre, tiveram uma manhã especial nesta sexta-feira (06), com as apresentações de encerramento do Projeto Itatiart 2017. O projeto, desenvolvido em todas as unidades escolares, é uma iniciativa da Secretaria de Educação e tem como objetivo levar conhecimento para os estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre a literatura e a cultura brasileira nas diversas formas de arte.

Durante o evento, realizado no pátio da creche, a comunidade escolar pode conferir um pouco das poesias do saudoso poeta Osvaldo Motta e das obras do artista plástico Rafael Fioratto, ambos escolhidos esse ano pela unidade para serem os homenageados.

- Diferente dos anos anteriores, quando toda Rede Municipal fazia uma retrospectiva com os artistas que mais se destacaram nos últimos anos de projeto, esse ano cada unidade escolheu dois artistas para estudarem a sua trajetória e a  nossa unidade escolheu esses importantes nomes da nossa cidade - explicou a diretora geral , Michele Fraga.

No decorrer das atividades, os estudantes puderam ouvir as poesias de Osvaldo Motta, muitas delas inspiradas no Parque Nacional do Itatiaia  e que na apresentação foi representado pela filha Diene Motta e ainda  puderam vivenciar um pouco da história e da flora e fauna do município por meio de cartazes, da decoração, da culinária e do figurino.

Além das atividades realizadas nesta sexta-feira, os estudantes tiveram a oportunidade de participar na última quarta-feira (04) de um bate-papo com o artista plástico, Rafael Fioratto e conhecer um pouco mais do seu trabalho.

- Foi muito gratificante ver o interesse das crianças pela arte desenvolvida pelos dois homenageados. No caso do Rafael Fioratto, eles viram de perto seus desenhos, muitos deles inspirados na nossa fauna e flora, como por exemplo, as araras coloridas. As crianças ainda conversaram com ele, que veio a nossa escolar ver de perto o trabalho criado pelos alunos - finalizou a diretora.

O Itatiart

O Projeto Itatiart acontece há mais de 10 anos, com o objetivo de levar conhecimento para os estudantes sobre a cultura brasileira, nas mais diversas formas de arte. No decorrer do Itatiart os alunos aprendem sobre a carreira e obras de artistas expressivos para a cultura nacional e municipal e ao final do projeto realizam uma apresentação de tudo que aprenderam. Esse ano o projeto teve início em maio e o encerramento, durante esse mês de outubro, está acontecendo de acordo com o cronograma de cada unidade escolar.

Por Matilde Basilio