06/10/2017 às 17h15min - Atualizada em 06/10/2017 às 17h15min

Outubro Rosa: Prefeitura ganha iluminação especial para alertar sobre a campanha

Em apoio a campanha “Outubro Rosa”, que marca o mês de  mobilização de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, a Prefeitura de Itatiaia recebeu iluminação especial com lâmpadas cor de rosa. O objetivo da iluminação, que ficará durante todo o mês, é chamar a atenção para a campanha de alerta e conscientização dos dois tipos de câncer mais comuns entre as mulheres.

Além do prédio da Prefeitura, o Portal de Informações Turísticas de Penedo e o monumento localizado na Avenida Industrial Alda Bernardes, próximo ao túnel, também foram iluminados com a cor rosa.

Em referência a campanha, alguns prédios da Prefeitura também receberam  essa semana uma decoração especial. Quem passar pelos prédios da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, como a sede, os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS  e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS poderão conferir de perto  a decoração. Assim como a Assistência Social, a Clínica da Mulher, no Centro também foi decorada em homenagem ao Outubro Rosa.

Programação

Até o final de outubro Itatiaia contará com uma programação aberta ao público desenvolvida pelas secretarias de Saúde, Políticas Públicas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos e Esporte e Lazer.

Confira:

Dia 07/10 (Sábado) - Coleta de preventivos por demanda espontânea na ESF do Campo Alegre II, sendo 10 a partir das 9h30 e 10 na parte da tarde, com início às 13h30.

Dia 07/10 (Sábado) – Palestra na sala de espera da ESF do Campo Alegre II, às 9h30, com orientações sobre o auto-exame da mama e a importância da coleta do exame Papa Nicolau (preventivo).

Dia 14/10 (Sábado) – Palestra na Igreja Metodista Wesleyana Central, às 17h30, sobre importância da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama e o serviço de Tratamento Fora Domicílio de Itatiaia. Após a palestra haverá coffee break e Culto de Mulheres. Palestrantes: Joyce Quimas, técnica em mamografia, Jacira Amado, Tratamento Fora Domicílio de Itatiaia, Fernanda Barreto, Psicóloga.

Dia 16/10 (Segunda-feira) - Palestra sobre a Saúde da Mulher, às 14h30,no CRAS Centro com a enfermeira Eunice.

Dia 17/10 (Terça-feira) - Palestra sobre a Saúde da Mulher, às 14h30,no CRAS Penedo com a enfermeira Eunice.

Dia 18/10 (quarta-feira) – Evento com palestras e aulão de zumba, às 18h, na quadra do Colégio Reinaldo Maia Souto.

Dia 20/10 (Sexta-feira) - Palestra sobre a Saúde da Mulher, às 10h,no CREAS (Centro) com a enfermeira Eunice.

Dia 25/10 (Sexta-feira) - Palestra sobre a Saúde da Mulher, às 14h30,no Centro de Convivência do Idoso (CCI) com a enfermeira Eunice.

Dia 30/10 (segunda-feira) – Caminhada Outubro Rosa seguida de café da manha com os pacientes. A concentração será às 9h, na ESF de Penedo.

Por Matilde Basilio