11/10/2017 às 14h38min - Atualizada em 11/10/2017 às 14h38min

Campanha antirrábica: mais de 2500 animais foram vacinados e posto fixo começa neste mês

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Vigilância Ambiental, terminou nesta semana o trabalho dos postos volantes da Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. Até o momento, 2538 animais foram vacinados em 21 bairros da cidade, sendo 2061 cães e 477 gatos.

A vacinação vem sendo realizada desde agosto em postos volantes e de acordo com o cronograma, haverá quatro etapas em postos fixos que serão realizados aos sábados, sempre das 9h às 16h.

A primeira etapa atenderá os bairros Jardim Paineiras, Vila Odete, Vila Maia, Vila Paraíso e Vila Magnólia e acontece no dia 28 de outubro. A segunda etapa, no dia 11 de novembro, contempla Campo Alegre, Jardim Itatiaia, Vila Pinheiro, Nova Conquista e Vila Flórida.

O terceiro posto fixo acontecerá no dia 25 de novembro para os bairros Maringá e Maromba. No mesmo dia haverá postos volantes no Vale do Pavão, Vale das Cruzes e Escorrega.

A última etapa será no dia 9 de dezembro e contemplará os bairros Formigueiro, Fazendinha, África I, Jardim Martinelli e Praça Finlândia.

Todos os animais a partir de quatro meses de idade devem ser vacinados contra a raiva, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores.

- A vacinação no posto volante aconteceu normalmente, sem nenhuma alteração, e o resultado está dentro do que prevíamos. Esperamos que a população compareça ao posto fixo para aplicar a vacina em seus animais, lembrando que a orientação é que apenas animais doentes e fêmeas em gestação não recebam a dose. É importante que o gato esteja na caixa de contenção, que o cachorro vá de coleira e os animais grandes e ferozes devem estar com focinheira para evitar acidentes – ressaltou a Bióloga da Vigilância Ambiental, Daniele Brasão.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Ao ser agredido por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Ambiental que fica na Avenida dos Expedicionários, 425, Centro. O telefone para contato é o 3352-4243.

Confira o calendário:

1ª Etapa: 28/10/2017 - das 9h às 16h
Jardim Paineiras (Praça)
Vila Odete (Associação de Moradores)
Vila Maia (Associação de Moradores)
Vila Paraíso (Esquina da Rua Liberdade com Avenida Cônego Bulcão)
Vila Magnólia (Posto de Saúde)
 
2ª Etapa: 11/11/2017 - das 9h às 16h
Jardim Itatiaia (Associação de Moradores)
Vila Pinheiro (E. M. Campo Belo)
Campo Alegre (Praça da Emancipação)
Vila Flórida (Posto de Saúde)
Nova Conquista (Entrada da Nova Conquista)
 
3ª Etapa: 25/11/2017 - das 9h às 16h
Maringá (Centro - Em frente ao Mercado)
Maromba (Praça - Em frente ao Posto de Saúde)
Vale do Pavão/ Vale das Cruzes/ Escorrega (Posto Volante- casa a casa)
 
4ª Etapa: 09/12/2017 - das 9h às 16h
Formigueiro (Posto de Saúde)
Fazendinha (E. M. Sebastião Bernardo da Silva)
África I (Associação de Moradores)
Jardim Martinelli (E. M. Dom Ottorino Zanon)
Praça Finlândia - Centro (E. M. Fernando Octávio Xavier - FOX)
 

Por Luana Vieira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »