17/10/2017 às 17h37min - Atualizada em 17/10/2017 às 17h37min

Unidade Básica de Saúde do bairro Marechal Jardim realiza encontros sobre Planejamento Familiar

A Unidade Básica de Saúde do bairro Marechal Jardim realiza a partir do dia 23, uma série de quatro encontros sobre Planejamento Familiar. As reuniões, voltadas principalmente para os casais, acontecem nos dias  23 e 30 de outubro e 06 e 13 de novembro, a partir das 14h30, na sede da UBS. Para participar é necessário que os interessados compareçam à unidade, munidos do cartão do SUS e dos documentos pessoais para realizarem a inscrição.

Viabilizado pela Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço tem como finalidade oferecer orientação aos casais em idade fértil que não desejam ter filhos. De acordo com os organizadores, durante os encontros os participantes  receberão informações sobre métodos contraceptivos, como os anticoncepcionais, contraceptivos injetáveis, preservativos ou dispositivo intrauterino, conhecidos como DIU, entre outros.

Pessoas solteiras também podem participar do encontro de Planejamento Familiar, conforme explica a enfermeira e organizadora do encontro, Fernanda Coutinho.

- Podem participar casais e pessoas solteiras.No primeiro encontro conversaremos com os participantes para que possamos traçar um perfil  de todos nesse trabalho de planejamento, ou seja, reuniremos as informações pessoais ,da  família e os motivos que os levaram ao encontro, entre outros.Nos dois encontros seguintes, juntamente com uma psicóloga, os casais que não desejam ter filhos, antes de tomar a decisão pela esterilização, no caso a ligadura de trompas para mulheres e a vasectomia para homens, receberão informações sobre as formas de prevenção, explicou a enfermeira.

No quarto e último encontro, Fernanda Coutinho conta que será destinado para reunir a documentação daqueles que optaram pela cirurgia de esterilização. Porém, antes passarão por um processo para saber se estão aptos para realizarem o procedimento.

- Logo depois que os pacientes passarem pelo serviço de Planejamento Familiar eles seguirão para a fase de atendimento médico, sendo homens,os urologistas e mulheres, ginecologistas, antes das  cirurgias serem  agendadas, contou a enfermeira.

Mais informações sobre os encontros de Planejamento Familiar podem ser adquiridas diretamente na Unidade Básica de Saúde Marechal Jardim, na Rua dos Ilhéus, s/nº, Penedo - Itatiaia. O telefone de contato é (24) 3360 9059.

Por Matilde Basilio