19/10/2017 às 17h47min - Atualizada em 19/10/2017 às 17h47min

Outubro Rosa: Festa Rosa reúne cerca de 300 participantes

Cerca de trezentas pessoas participaram na noite de ontem (18), da ‘Festa Rosa’, um evento alusivo ao mês do “Outubro Rosa”, que teve como objetivo difundir informações e trabalhar a conscientização da prevenção ao câncer de mama e doenças ligadas a saúde da mulher.

A festa organizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Políticas Públicas para Mulheres e Esporte e Lazer, em parceria do Grupo de Apoio ao Câncer – GAPC, aconteceu na quadra de Esportes do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, no Centro, onde os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre o trabalho oferecido pela GAPC às pessoas portadoras de câncer, através de uma explanação da representante da instituição, Rosana Abraão.

Durante o evento as mulheres também conheceram a boneca Tati do GAPC e através dela também puderam aprender a fazer o autoexame, sentindo inclusive  os tipos de caroços que podem surgir nos seios como sintomas de câncer de mama.

Um grande Aulão de Zumba, ministrado pela professora Zin de Itatiaia, Adriana Leal animou o público. A apresentação contou com o reforço de professores da região, de São Paulo e do Rio de Janeiro.  E o evento não parou por aí. A 'Festa Rosa' contou ainda com um momento de solidariedade onde as participantes realizaram a doação de lenços para pacientes em tratamento de câncer de mama. Quarenta e seis acessórios foram arrecadados durante o evento.

A iniciativa, que faz parte da programação do 'Outubro Rosa',  tem como objetivo melhorar a autoestima das mulheres que ficam mais sensíveis por conta da queda dos cabelos em decorrência da quimioterapia. Também foram doados cabelos, leite, alimentos e roupas.O recolhimento foi feito por voluntários do 19º Grupo de Escoteiros Campo Belo.

A campanha de doação acontece em parceria com o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer – GAPC – que será responsável pela distribuição do material junto às mulheres do grupo e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres estará arrecadando os lenços durante todo o mês de outubro.

- Foi muito gratificante ver a mobilização das pessoas em prol de um evento de prevenção ao câncer de mama. Foi uma festa muito bonita em que a solidariedade foi o grande destaque, disse a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Janaína Sá Dantas.

Ao final do evento foram realizados sorteios de brindes para as participantes. Cinco tratamentos de belezas ainda serão sorteados  ao final da campanha para as pessoas que fizerem suas doações junto a Secretaria.

Por Matilde Basilio