01/11/2017 às 16h12min - Atualizada em 01/11/2017 às 16h12min

Outubro Rosa termina com saldo positivo

Cerca de 900 pessoas participaram em Itatiaia das atividades do mês do “Outubro Rosa” que marca  o Movimento Mundial de alerta contra o câncer de mama. A programação, focada na Saúde da Mulher, teve como objetivo reforçar junto a cada moradora a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce na prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero.

Palestras, caminhadas, exames de mamografias, exames preventivos, aula de zumba, campanha de doação de lenços foram algumas das ações realizadas  semanalmente para ajudar envolver as mulheres na campanha e assim chamar a atenção para a prevenção.

De acordo com a com a coordenadora do PAISMCA – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Graziele Diniz, o saldo foi positivo. Ao todo foram realizadas 141 mamografias na Clínica da Mulher durante todo o mês. A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas que serve para detectar tumores benignos ou malignos (cânceres).

- A campanha do Outubro Rosa é uma atividade que contribui muito com o trabalho de conscientização e consequentemente com a busca da qualidade de vida pelas mulheres. Mensalmente realizamos entre cem e duzentos exames e mais uma vez estivemos dentro da meta, mesmo sendo um mês atípico com várias atividades. Vale ressaltar que a mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce.

Durante todo o mês, a Clínica da Mulher, no Centro também recebeu uma decoração especial com um painel alusivo à campanha. Nesse período outros prédios públicos, como os da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também foram decorados. Em apoio a campanha, a sede da Prefeitura, o Portal de Informações Turísticas de Penedo, localizado logo na entrada do bairro, e o monumento localizado na Avenida Industrial Alda Bernardes, próximo ao túnel também foram iluminados com a cor rosa, alusiva a campanha.

O encerramento da campanha aconteceu nesta terça-feira (31), na Unidade de Estratégia da Família de Penedo. Pela manhã os moradores participaram de uma caminhada pelas ruas do bairro e ao final da tarde de uma aula de zumba. O evento contou ainda com sorteios de brinde. Na oportunidade também foi realizado agendamento dos moradores para urologistas, dando assim o pontapé inicial para a campanha do "Novembro Azul"

Novembro Azul
Para chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de próstata, a Prefeitura inicia a partir desse mês a Campanha “Novembro Azul”, com uma série de atividades voltadas principalmente para o público masculino. As ações, que iniciam hoje (01) com a iluminação dos prédios públicos com as cores alusivas a campanha, seguirá até o final de novembro com atividades como palestras, ginástica laboral, corrida e caminhada orientada, partidas de futebol com a participação da família, entre outros.Toda a programação poderá ser conferida diretamente no site da Prefeitura www.itatiaia.rj.gov.br

Por Matilde Basilio