01/11/2017 às 16h41min - Atualizada em 01/11/2017 às 16h41min

Itatiaia inicia campanha Novembro Azul

Após a realização de uma extensa programação, que marcou o Outubro Rosa em Itatiaia, chega a vez de uma campanha direcionada à saúde do homem, o Novembro Azul. A Prefeitura de Itatiaia preparou uma programação especial com ações voltadas para a conscientização da população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que atingem os homens.

A partir de hoje, quarta-feira (1º), o prédio da Prefeitura, o Portal de Informações Turísticas de Penedo e o monumento localizado na Avenida Industrial Alda Bernardes, próximo ao túnel, estarão iluminados com a cor azul.

As secretarias de Saúde e Esporte e Lazer desenvolverão atividades gratuitas durante todo o mês dentro do tema de mobilização mundial que tem o objetivo de incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista.

Abrindo as atividades, na quarta-feira, dia 08, acontecerá no pátio da Secretaria de Obras uma palestra seguida de ginástica laboral com os funcionários do executivo.

- Esta campanha é importante para conscientização e orientação dos homens de que a prevenção é necessária e que os exames podem evitar mortes. É fundamental que todos os homens entendam a importância da consulta regular com o seu médico para receberem as orientações adequadas a cada faixa etária. Nossas unidades já trabalham a saúde do homem e nesse mês iremos intensificar esse trabalho – destacou o Secretário de Saúde, Jorge Figueira.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sendo o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com o câncer que é considerado da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Confira a programação:

Dia 08/11 (quarta-feira) – Palestra e ginástica laboral com os funcionários da Prefeitura, no pátio de obras da Secretaria de Obras.

Dia 10/11 (Sexta) – Haverá uma tenda da Saúde na Rua Prefeito Assunpção, a partir das 8h30, com orientações para a população, teste de glicemia, aferição de pressão e massagem.

Dia 17/11 (Sexta) – Dia D com partida de futebol, no estádio municipal, a partir das 16h. No local haverá ainda a presença da equipe de saúde e atividades para toda a família.

Dia 19/11 (domingo) – Corrida e caminhada em alusão ao Novembro Azul com concentração às 7h30, no estádio.

Por Luana Vieira