08/11/2017 às 16h08min - Atualizada em 08/11/2017 às 16h08min

Novembro Azul: Prefeitura abre programação com palestra de conscientização para os funcionários

Os servidores da Prefeitura de Itatiaia iniciaram o serviço hoje (08) de uma forma diferente: se conscientizando. Logo pela manhã homens das diversas Secretarias Municipais participaram de uma palestra sobre "Prevenção contra o Câncer de Próstata”.

O encontro, realizado no pátio da Prefeitura, abriu as ações do mês do “Novembro Azul”, que tem como objetivo conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, que atualmente é  o segundo mais comum em homens no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Abrindo as atividades, logo que chegaram ao local, os servidores participaram de uma ginástica laboral, onde foi empregada várias técnicas de alongamento. Os exercícios, repassados pelo professor de Educação Física, Ralph Leandro, teve como objetivo relaxar o corpo e a mente dos trabalhadores.

- Fazer exercício físico é fundamental para a saúde, pois quanto mais ativo o nosso corpo estiver, melhor para prevenir as doenças, reforçou o professor.

Na sequencia, de uma forma bastante dinâmica, os funcionários receberam  informações importantes sobre os exames realizados para a prevenção  da doença, como o PSA e o toque retal, sobre os principais sintomas do câncer de próstata e ainda sobre o tratamento.Uma relação dos mitos e verdades relacionados à doença também foram repassados ao público.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Flávio Victor, da Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança (ESF), que junto com a médica cubana Juana Daisy, também da unidade, tiraram as dúvidas dos participantes ao final da palestra.

- É preciso primeiramente se prevenir, pois quem se preveni diminui muito as as chances de adquirir o câncer de próstata, mas para isto é necessário antes de tudo informação.Também é fundamental que as pessoas deixem o preconceito de lado - disse  o palestrante Flávio Victor.

Após o encerramento da palestra foi servido um café da manhã para os funcionários no  local.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL

As ações do “Novembro Azul” tiveram início  em Itatiaia no dia 1º de novembro com a iluminação dos prédios públicos com as cores alusivas a campanha e seguirá até o final de novembro com diversas atividades.

Confira a programação:

Dia 10/11 (Sexta) – Haverá uma tenda da Saúde na Rua Prefeito Assumpção, a partir das 8h30, com orientações para a população, teste de glicemia, aferição de pressão e massagem.

Dia 17/11 (Sexta) – Dia D com partida de futebol, no estádio municipal, a partir das 16h. No local haverá ainda a presença da equipe de saúde e atividades para toda a família.

Dia 19/11 (domingo) – Corrida e caminhada em alusão ao Novembro Azul com concentração às 7h30, no estádio.

Dia 29/11 (Quarta) -  Ginástica Laboral e Palestra para os servidores, a partir das  9h, na Sede Administrativa de Penedo.

Por Matilde Basilio