09/11/2017 às 18h20min - Atualizada em 09/11/2017 às 18h20min

Gestantes da Vila Flórida participam de aulas de ginástica duas vezes por mês

Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida para as gestantes, a Unidade de Estratégia da Família do bairro Vila Flórida (USF) está oferecendo aulas de ginástica para as futuras mamães. Os encontros acontecem duas vezes por mês e o próximo  será nesta terça-feira (13), a partir das 08 horas, na sede da Unidade.
 
 De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do projeto, Paula Motta, a ginástica é direcionada para  as gestantes  atendidas pela unidade de saúde e para participar é necessário que a paciente seja encaminhada pelo médico.
 
 - Antes das gestantes iniciarem as aulas elas passam por uma avaliação do médico da unidade. Geralmente são aquelas com mais de três meses de gestação, que após liberadas  são encaixadas na equipe para participar do grupo. No início das atividades todas também passam por uma avaliação fisioterapêutica, explicou Paula Motta.
 
Dentre os exercícios repassados as pacientes estão alongamentos, atividades de fortalecimento, orientações para auto-massagem e orientações para o parceiro realizar massagens com o intuito de evitar possíveis dores.  Todas também recebem um folder com informações sobre os exercicios
 
 - As aulas duram em média 50 minutos e a finalidade do encontro é proporcionar uma atividade física de qualidade às futuras mamães, pois vale ressaltar que as gestantes que se exercitam geralmente tem mais energia, disposição para as tarefas diárias e sensação de bem estar. Elas também tem maiores chances de chegar ao final da gravidez em melhores condições físicas  e  ainda terem uma recuperação pós-parto mais rápida, explicou a fisioterapeuta, lembrando que a USF também oferece orientações pré e pós parto com outros profissionais.
 
.A Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Vila Flórida fica localizada na Rua das Margaridas s/n, Vila Flórida. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (24) 3357-3080.
 
Por Matilde Basilio
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »