10/11/2017 às 16h46min - Atualizada em 10/11/2017 às 16h46min

Novembro Azul: Em tenda montada no Centro da cidade,profissionais da Saúde orientam moradores sobre saúde do homem

Orientações sobre a prevenção do câncer de próstata, aferição da pressão arterial, exames de glicemia e massagens corporais estão entre as atividades que foram realizadas nesta sexta-feira (10), em mais uma ação pelo mês do “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata.

Durante toda a manhã, moradores de diversas faixas etárias compareceram a tenda montada pela Secretaria Municipal de Saúde, na Praça da Bíblia (Centro), para fazer os exames e receber mais informações e também materiais informativos.

No espaço, além de receberem orientações sobre as formas de prevenção do câncer de próstata, os moradores também puderam saber mais sobre os cuidados que precisam ter com o diabetes e com o controle a pressão arterial.

- Foi uma manhã bastante positiva, pois conseguimos atingir um grande número de pessoas. O objetivo foi chegar mais próximo da população, realizando os exames, orientando quanto à importância de todos cuidarem da saúde, enfatizar sobre a prevenção do câncer de próstata e também sobre a prática de hábitos saudáveis, explicou  a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Liliane Moura.

Conforme explicou a diretora, a ação aconteceu de 8h ao meio-dia e durante esse período foram realizados 113 procedimentos, entre aferição pressão arterial e de glicemia. Após a realização dos exames aqueles moradores que apresentaram alguma alteração foram encaminhados na mesma hora para atendidmento médico.

- Todas as ações de prevenção são importantes, pois ajudam a alertar para alguns problemas de saúde. Durante a ação, todas as pessoas que  apresentaram exames alterados foram imediatamente direcionados para uma Unidade de Saúde, contou Liliane.

Para o aposentado Jonas da Silveira a iniciativa foi muito importante para a busca da qualidade de vida dos moradores.

- Aferi a minha pressão arterial e a minha glicemia, e graças a Deus está tudo bem. Mas além disso,também recebi informações que me ajudarão bastante a cuidar da minha saúde, disse.

A dona de casa Maria Aparecida Guedes também aprovou a iniciativa.

- Estava saindo da feira quando eu vi  a tenda. Aproveitei para fazer os exames e na hora também recebi informações e folhetos com orientações importantes não só para a minha saúde, como também para a da minha família toda.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Itatiaia, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e  de Assistência Social e Direitos Humanos.

Confira a programação do mês do “Novembro Azul”:

Dia 17/11 (Sexta) – Dia D com partida de futebol, no estádio municipal, a partir das 16h. No local haverá ainda a presença da equipe de saúde e atividades para toda a família.

Dia 19/11 (domingo) – Corrida e caminhada em alusão ao Novembro Azul com concentração às 7h30, no estádio.

Dia 29/11 (Quarta) - Ginástica Laboral e Palestra para os servidores, a partir das  9h, na Sede Administrativa de Penedo.

Por Matilde Basilio