13/11/2017 às 17h40min - Atualizada em 13/11/2017 às 17h40min

Diabetes e Alimentação Saudável foram temas de palestra realizada no Centro de Convivência do idoso

 A “Prevenção e os Cuidados com o Diabetes” e a “Importância  da  Alimentação Saudável” foram temas da palestra que aconteceu na manhã de hoje (13), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no bairro Vila Paraíso. O encontro, que reuniu cerca de 80 usuários, faz parte da programação pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de Novembro) que seguirá durante todo o mês.

Na palestra, a coordenadora do Programa de Diabetes e Hipertensão, Gina Amorim, abordou assuntos importantes relacionados à doença tais como os tipos de diabetes, os fatores de risco, os principais cuidados, a relevância da alimentação correta e saudável e as formas de identificar a doença.

A coordenadora reforçou ainda sobre a importância das pessoas ficarem atentas quanto a aparecimento de alguns sinais emitidos pelo corpo, que podem indicar a presença do diabetes, como  sede excessiva, perda de peso, cansaço, cicatrização lenta, vontade de urinar toda hora, fome frequente, infecções, entre outros.

 - O diabetes é uma doença silenciosa, por isso é importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais da doença. Caso apresentem, é fundamental que procurem logo uma unidade de saúde para fazerem os exames e se diagnosticada devem iniciar logo o tratamento indicado, como o uso regular da medicação indicada, a ingestão de uma alimentação saudável, dentro do que é recomendável e a prática de atividades físicas - explicou.

No decorrer do encontro, além de receber informações, os idosos também puderam aferir a glicemia e a pressão arterial, saber mais sobre alimentação saudável com uma nutricionista e tirar todas as dúvidas relacionadas à doença, como fez a dona de casa Vera Lúcia da Silva.

 - Essa palestra foi muito importante para tirarmos todas as nossas dúvidas sobre a doença. Quando temos informações conseguimos cuidar melhor da nossa saúde e também repassar as informações para que nossos familiares ou amigos também aprendam a se cuidar - disse a moradora.

De acordo com a programação durante todo o mês serão realizados trabalhos de orientação aos pacientes nas unidades de Estratégia de Saúde (USF) da Vila Flórida (16/11), Campo Alegre I (17/11), Unidade Básica de Saúde do Marechal Jardim (24/11),USF Campo Alegre II (27/11) e USF Esperança (30/11).

- O objetivo desse trabalho de orientação é repassar informações importantes para que as pessoas tenham mais qualidade de vida, porque sabemos que mesmo tendo o diabetes é possível que uma pessoa viva bem desde que faça o acompanhamento adequado, finalizou.

Por Matilde Basilio
 
 

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »