14/11/2017 às 16h16min - Atualizada em 14/11/2017 às 16h16min

Itatiaia terá programação para toda a família no Dia D do Novembro Azul

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado nacionalmente no dia 17 de novembro e pensando na saúde dos homens a Prefeitura de Itatiaia preparou para esta sexta-feira (17) o Dia D da campanha que está sendo realizada desde o início do mês no município. A organização do evento é uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Saúde que orientam os participantes a vestirem azul, cor símbolo da campanha.

Das 16h às 20 horas, serão oferecidos serviços gratuitos na área da saúde aos itatiaienses no Estádio Municipal Antonio Correa, no Centro. A programação conta ainda com uma partida de futebol entre os jogadores veteranos da cidade e ao longo do evento outros jogos serão realizados.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, o objetivo é reunir a família nessa campanha de prevenção e conscientização.

- Durante o jogo os familiares poderão participar das ações sociais e de saúde que estarão acontecendo ao mesmo tempo no Estádio. Os jogadores veteranos estão dentro da faixa etária da campanha e a família é uma importante aliada na prevenção da saúde do homem. Estamos pedindo para quem for participar estar de camisa azul, pois esta é a cor símbolo da campanha – comentou Alex Gomes da Silva, Assessor Técnico da Secretaria de Esporte e Lazer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade.

Segundo o Inca, a indicação é de que todo homem a partir dos 55 anos faça o rastreamento do câncer de próstata. Homens da raça negra ou que são descendestes de negros e aqueles que têm pai ou irmão com câncer de próstata devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos.

Por Luana Vieira