14/11/2017 às 17h31min - Atualizada em 14/11/2017 às 17h31min

Novembro Azul: Corrida e caminhada orientada acontecem neste domingo

A Prefeitura de Itatiaia preparou uma programação especial em alusão ao Novembro Azul para os homens da cidade. As secretarias de Saúde e Esporte e Lazer realizam neste domingo (19) corrida e caminhada orientada com concentração às 7h30 no Estádio Municipal Antonio Correa.

O evento tem o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens.  A utilização de uma prática esportiva durante a campanha Novembro Azul visa aumentar a sensibilidade da sociedade para a adoção de um estilo de vida saudável que proporciona saúde e qualidade de vida.

O percurso será de 5KM para corrida e 3KM para caminhada que será orientada pelos profissionais da secretaria. Qualquer pessoa pode participar e não é necessário realizar inscrição.

De acordo com a organização, a Guarda Municipal irá acompanhar o percurso para garantir a segurança dos participantes e é importante que todos estejam de tênis e roupa adequada para atividade, priorizando sempre a cor azul, símbolo da campanha.

A chegada está prevista para 11h, na Casa da Cultura, com massoterapia, alongamento e palestra.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade.

Segundo o Inca, a indicação é de que todo homem a partir dos 55 anos faça o rastreamento do câncer de próstata. Homens da raça negra ou que são descendestes de negros e aqueles que têm pai ou irmão com câncer de próstata devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos.

Por Luana Vieira