20/11/2017 às 17h36min - Atualizada em 20/11/2017 às 17h36min

Mesmo com chuva, Corrida em alusão ao Novembro Azul reuniu participantes em Itatiaia

A chuva não atrapalhou a corrida e a caminhada orientada em alusão ao Novembro Azul que aconteceu na manhã do último domingo (19), em Itatiaia. Organizada pela Prefeitura de Itatiaia, por meio das secretarias de Saúde e Esporte e Lazer, a atividade reuniu cerca de 20 pessoas de todas as idades com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens.

A largada aconteceu às 8h30 no Estádio Municipal Antonio Correa e o percurso foi de 5KM para corrida e 3KM para caminhada, que teve o trajeto modificado devido à chuva. Após a chegada na Casa da Cultura, os participantes tiveram uma palestra sobre o tema com o enfermeiro Flávio Victor, da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Esperança.

- Fazer exercício físico é fundamental para a saúde, pois quanto mais ativo o nosso corpo estiver, melhor para prevenir as doenças. O homem está começando a cuidar mais do corpo e da saúde então essas atividades são boas para mostrar que a prevenção é uma coisa normal hoje em dia. Foi a primeira vez que aconteceu uma atividade do esporte junto com a secretaria de saúde e isso é maravilhoso, pois as duas coisas caminham lado a lado - Professor de Educação Física da secretaria de Esporte e Lazer, Ralph Leandro.

Benedito Alcebir de Jesus Porto, morador do bairro Vila Odete, foi um dos participantes da corrida.

- A iniciativa foi muito boa e é ótima para incentivar a prática de atividade física. Essas atividades durante o novembro azul são super importante para que os homens tenham consciência de sua saúde e para quebrar o tabu do exame de toque que é importante na vida do homem, afinal é melhor prevenir do que remediar – comentou Benedito.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade.

Segundo o Inca, a indicação é de que todo homem a partir dos 55 anos faça o rastreamento do câncer de próstata. Homens da raça negra ou que são descendestes de negros e aqueles que têm pai ou irmão com câncer de próstata devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos.

Por Luana Vieira