03/12/2017 às 18h59min - Atualizada em 03/12/2017 às 18h59min

2ª edição do 'Mega Domingo de Compras e Cidadania’ repete sucesso e movimenta Itatiaia

O domingo (3) foi movimentado em Itatiaia com a segunda edição do Mega Domingo de Compras, promovido pela ACIATI (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia), em parceria com a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento repetiu o sucesso da primeira edição, reuniu moradores de Itatiaia e de outras cidades da região como Resende e Barra Mansa e alcançou um público de cerca de dez mil pessoas.

Das 9h às 18h, o público pode aproveitar descontos e participar de atividades de lazer e ter acesso a serviços sociais e de saúde. A programação contou com apresentações de música, de zumba, roda de capoeira e a participação especial da Fanfarra do Colégio Municipal Getúlio Vargas, de Resende.

De acordo com a organização do evento, 62 estabelecimentos aderiram ao projeto que tem o objetivo de fomentar e incentivar a economia da cidade e oportunizar para os consumidores um espaço que combine lazer, entretenimento, cidadania e compras.

O Diretor de Indústria, Comércio e Agricultura e Agente de Desenvolvimento (AD), Marcelo dos Santos Toledo relatou que o principal objetivo é fomentar e incentivar a economia da cidade.
- Nosso primeiro evento foi fantástico e este segundo também superou nossas expectativas. Já estamos nos organizando para apoiarmos outras edições para o ano que vem. No que precisarem a ACIATI e os comerciantes podem nos procurar pois a Prefeitura estará sempre de portas abertas, afirmou.

Para o presidente da ACIATI, Manoel Corrêa, eventos como esse são fundamentais para unir os comerciantes.
- Queremos auxiliar na organização do comércio e com isso fortalece-lo. No passado, o comércio de Itatiaia era desunido e estamos mudando essa realidade e assim conseguindo trazer a população para comprar aqui. Para o Mega Domingo contamos com o apoio estrutural da Prefeitura, que também trouxe serviços sociais importantes para os moradores. Para nós, essa parceria que temos com a administração municipal tem sido fundamental, disse Manoel.  

O comerciante Marcos Vinicius Campos Leal comemorou os resultados do evento.
- Inauguramos nossa loja na primeira edição aproveitando a movimentação da rua e foi um sucesso. Não visamos apenas as vendas e sim a oportunidade dos moradores conhecerem nossos produtos para que possam voltar quando precisarem. Mas os resultados são positivos e temos aumento nas vendas. Colocamos uma meta e a superamos. Nesta segunda edição, de manhã a rua já estava lotada. É uma oportunidade ímpar para nós que investimos no nosso comércio aqui na cidade, afirmou Marcos.  

Lazer para as crianças e serviços ao cidadão
Além do apoio estrutural para a realização do evento, a Prefeitura marcou presença oferecendo diversos serviços aos cidadãos. Para oferecer orientação e serviços essenciais à população, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos colocou em prática o projeto ‘Mais Social’.

As crianças contaram com atividades recreativas, pula pula, cama elástica, tobogã, algodão doce, pipoca e a presença de personagens infantis de animação de festa com o Desafio Mão do Anjo.
A Cruz Vermelha ofereceu a população serviços como aferição de pressão e glicose, shiatsu, pintura de rosto e audiometria.

A Fundação Leão XIII trabalhou articulando isenção na emissão de segunda via de documentos como identidades, certidões de nascimento e casamento e até mesmo a isenção na habilitação para casamento.
Os moradores e visitantes contaram ainda com exame de vista, orientação jurídica gratuita e doação de mudas de plantas.

Todo trabalho será desenvolvido por meio de parcerias com a Fundação Leão XIII, a Cruz Vermelha, a Defesa Civil, a Vigilância Sanitária, o CAPS, o CREAS, o CRAS, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Esporte e Lazer, o setor de Direitos Humanos, a Assessoria Especial de Cultura, o Desafio Mão do Anjo, o Narcóticos Anônimos, o Alcoólicos Anônimos, o Coalizão e o 135 Grupo de Escoteiros Bandeirantes da Paz.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »