04/12/2017 às 17h08min - Atualizada em 04/12/2017 às 17h08min

Seminário final do PNAIC será realizado nesta sexta-feira em Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta sexta-feira (8), às 13h, na Câmara de Vereadores, o Seminário final do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Com o tema “Compartilhando Práticas e Saberes”, o encontro contará com relatos de experiência e amostra pedagógica do trabalho desenvolvido pelos alfabetizadores dentro das unidades escolares.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios com o propósito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em cada município são formados grupos de estudos com o objetivo de debater e receber formação continuada nas práticas docentes.

De acordo com a Coordenadora do PNAIC em Itatiaia, Renata Alves Barbosa, atualmente cerca de 70 profissionais da educação, entre professores e orientadores, participam dos grupos de estudos na cidade que tem como formadoras locais Ana Carolina Ulhoa e Valessa Silva de Oliveira.

- O PNAIC foi implantado em 2013 na cidade e esses encontros são momentos importantes de estudo, troca de experiências, produção de material didático e reflexão coletiva sobre o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. O trabalho deste ano foi muito produtivo e o grande diferencial foi ter a formação dentro do horário de trabalho, o que poucas cidades conseguem. Em 2018 iremos iniciar o trabalho com a educação infantil – explicou a diretora.

Serviço:
Seminário final do PNAIC
Dia: 08 de Dezembro (Sexta-feira)
Local: Câmara de Vereadores - Avenida dos Expedicionários, nº 205, Centro

Por Luana Vieira