06/12/2017 às 17h15min - Atualizada em 06/12/2017 às 17h15min

Prefeitura orienta moradores para não descartar lixo nas ruas

Os problemas ocasionados pelo descarte de lixo em lugares inadequados podem colocar não só a integridade física do cidadão em risco, como também a saúde pública, além de configurar uma agressão ao meio ambiente.

O lixo doméstico, o lixo verde, os entulhos diversos como materiais de obras, móveis velhos e sucatas de eletrodomésticos quando descartados nas vias e terrenos baldios, além de causar uma poluição ambiental, também contribuem para a proliferação de insetos e ratos, aumentando a possibilidade de transmissão de  doenças.

- O poder público faz a sua parte realizando o recolhimento do lixo, seja ele o lixo verde ou doméstico, mas é importante que o cidadão contribua não descartando esses materiais nas ruas ou nos terrenos baldios, pois parte desse lixo, além de poder ocasionar danos a saúde da população, ainda contaminar o solo e os lençóis freáticos - explicou o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva.

Outros problemas sérios causados pelo descarte de lixo em locais inadequados são os alagamentos e inundações em períodos de chuva em decorrência da obstrução das bocas de lobo pelo lixo, a poluição ambiental, a obstrução do passeio público e o prejuízo ao turismo local.

- Vale lembrar que todos nós podemos contribuir com a limpeza de um ambiente, portanto é importante que o cidadão ao gerar um lixo  também  faça o descarte da forma correta e no local adequado para isso, ressaltou o Valter Lúcio

De acordo com a secretário de Obras e Serviços Públicos,Carlos Alberto de Barros, o serviço de recolhimento de lixo é realizado na escala normal dos dias úteis, seguindo  o calendário de cada bairro. O lixo verde que consiste em  galhos, troncos e folhas resultantes de limpeza de jardins e quintais obedece uma programação específica e é recolhido após a identificação do local onde está o material nos bairros

- A coleta destes materiais entra numa programação específica. É fundamental que os moradores nos ajudem para que possamos fazer a coleta da melhor forma. Quando o volume está reduzido ajuda muito o recolhimento, como no caso de gramas e ganhos que ensacados facilitam bastante a coleta. Vale ressaltar ainda que o recolhimento  dos entulhos, materiais de obras, móveis velhos e sucatas de eletrodomésticos não é de responsabilidade da Prefeitura e sim do morador, finalizou o secretário da pasta.

A coleta acontece por regiões e em caso de dúvidas o morador pode fazer contato nos dias úteis, das 08 às 17h. Em Itatiaia o contato pode ser feito diretamente na Secretaria de Obras, por meio do telefone (24) 3352-1566. Em Penedo o morador pode falar com a Administração Regional por meio do telefone (24) 3351-3298 e em Maromba/Maringá o contato também pode ser feito com a Administração Regional das localidades através do telefone (24) 3387-1334.