07/12/2017 às 16h03min - Atualizada em 07/12/2017 às 16h03min

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Itatiaia encerra encontros com palestra

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nesta quinta-feira (7), no  Centro de Convivência do Idoso, uma palestra sobre a identidade cultural do negro para os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ministrada pelo Assistente Social do IPREVI, João Carlos de Paula, a atividade contou com a exibição do documentário "Identidade...muito além do documento" e marcou o término dos encontros de 2017 para os jovens entre 10 e 18 anos atendidos pelo serviço que é coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS - Centro).

De acordo com a Coordenadora do CRAS Centro, Gisele Fernandes Alves, na próxima quinta-feira será realizada a cerimônia de encerramento das atividades do ano.

- A palestra de hoje marcou o fechamento dos encontros deste ano e teve o objetivo de conscientizá-los do papel e identidade do negro na sociedade. Esse foi um momento importante antes da cerimônia de encerramento que acontecerá no dia 14 com apresentações de violino, teclado, canto, dança e a entrega de certificados aos participantes – destacou a Coordenadora. 

Serviço de Fortalecimento de Vínculos
O programa do Governo Federal, coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS - Centro), da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ofereceu ao longo de 2017 em Itatiaia oficinas de capoeira, futebol, kung fu, plantio de horta e um trabalho de orientação social, por meio de palestras, encontros e bate papo com psicólogos e assistentes sociais.

O SCFV é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

 
Por Luana Vieira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »