08/12/2017 às 17h33min - Atualizada em 08/12/2017 às 17h33min

Comunidade escolar participa de Seminário final do PNAIC em Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde de hoje (8) o Seminário final do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Com o tema “Compartilhando Práticas e Saberes”, o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de mais de 50 profissionais da Educação, entre professores e orientadores.

O Seminário teve por objetivo proporcionar a troca de conhecimento e experiências entre as escolas por meio de amostra pedagógica do trabalho desenvolvido pelos alfabetizadores dentro das unidades escolares.

- Esse ano tivemos a oportunidade de estar nas escolas, conhecer o trabalho professor e o funcionamento da alfabetização dentro de cada unidade e isso foi fundamental para realizarmos a implementação. O PNAIC fala da alfabetização até o terceiro ano, mas isso não quer dizer que a criança só vá ser ensinada a ler e escrever no último ano, pois a documentação do pacto prevê uma alfabetização ampliada que dá autonomia para o aluno ao final do terceiro ano ler, escrever, interpretar e produzir texto – destacou a Coordenadora do PNAIC em Itatiaia, Renata Alves Barbosa.

A abertura do evento foi realizada pelo Secretário Municipal de Educação, Amarildo Veiga Ferri, que ressaltou a importância de identificar o perfil do professor para desenvolver com aptidão o trabalho de alfabetização.

-Precisamos analisar o perfil do educador, pois alguns tem habilidades para fase de alfabetização e outros tem perfil para os anos iniciais. Vamos começar a trabalhar na secretaria para que essas pessoas sejam identificadas e desenvolvam aquilo que gostam e que tenham aptidão. A criança tem que ser alfabetizada na idade certa e na hora certa. Iremos colocar professores para assessorar e avaliar a situação de cada aluno e assim saberemos se ele precisa de reforço, por exemplo, para avançar junto com os demais de sua classe – explicou Amarildo.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios com o propósito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em cada município são formados grupos de estudos com o objetivo de debater e receber formação continuada nas práticas docentes.

Construção de novo Centro de Educação Infantil
O Secretário destacou ainda o início dos trabalhos para a construção de uma escola de Educação Infantil no bairro Vila Maia.

- Observamos que aqueles que passaram pela creche conseguem ter uma certa facilidade no processo de alfabetização, porém hoje temos uma demanda grande nessa área, pois há anos a cidade não construía uma escola. Estamos iniciando as obras de dois grandes centros de educação infantil, pois sabemos da importância de todas as crianças estarem na creche e na escola. O trabalho no local onde ficará a escola da Vila Maia e do Jardim Itatiaia já começou. Nós conseguimos ainda ampliar a creche do Maromba e essa semana foi assinada a ordem de serviço para iniciar a ampliação da creche da Vila Esperança – frisou o Secretário.

Por Luana Vieira