12/12/2017 às 17h18min - Atualizada em 12/12/2017 às 17h18min

Servidores da Prefeitura participam de curso de capacitação sobre o eSocial

Os órgãos públicos terão até 14 de janeiro de 2019 no máximo para se adequarem ao eSocial, programa do Governo Federal que unifica o envio de informações referentes as informações trabalhistas para os órgão competentes, e, por conta da mudança, a Prefeitura de Itatiaia viabilizou na última semana (dias 05,06 e 07) a capacitação  de dois servidores do setor de Recurso Humanos.

O objetivo da administração municipal, que está alinhando as estratégias para a implantação da ferramenta, foi oferecer aos funcionários  a oportunidade de se atualizarem sobre as novas mudanças na hora de repassar as informações trabalhistas para instituições como a Caixa Econômica Federal,o Ministério do Trabalho, a Receita Federal e o INSS.

Com duração de 24h/aulas, o curso realizado na cidade de Resende foi ministrado pela palestrante Úrsula Zampiere. Além de Itatiaia, o treinamento reuniu ainda participantes das cidades de Resende, Valença, Barra do Piraí e Pinheiral.

- Nesse curso recebemos informações sobre as novas mudanças do eSocial, sobre o processo de unificação na hora de repassar informações trabalhistas,um trabalho que certamente exigirá mais detalhes, porém, facilitará a vida dos servidores junto aos órgãos federais, como no momento de se aposentarem - disse o servidor Público, Sebastian Rufino.

Com a implantação do programa os dados serão transformados em um arquivo que ficará armazenado e poderá ser acessado pela internet, simplificando o trabalho de envio  das informações previdenciárias, tributárias e de trabalho, aprimorando assim a qualidade do serviço.

- Itatiaia, assim como outros municípios tem buscado informações sobre as mudanças.Sabemos que esse é um trabalho muito importante e para nós servidores esse curso foi fundamental porque aprendemos muito e ele nos ajudou para essa nova fase de trabalho -  finalizou o diretor do Departamento Pessoal, Breno Vieira.

Por Matilde Basilio