15/12/2017 às 17h14min - Atualizada em 15/12/2017 às 17h14min

Adolescentes do SCFV participam da cerimônia de encerramento das atividades de 2017

A cerimônia de encerramento das atividades de 2017 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi marcada por muita emoção. O evento aconteceu na noite de ontem (14), na Casa da Cultura, no Centro e reuniu 40 adolescentes atendidos pelo programa, a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, familiares e convidados.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Centro), vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e atende atualmente com cursos e oficinas gratuitas, crianças e adolescentes com idade entre 10 a 18 anos.

- Ficamos muito felizes com a realização desse evento. Mesmo com todo o trabalho e com toda luta não desanimamos em nenhum momento e estamos contentes com a concretização dessa atividade. Sabemos que alguns participantes desistiram ao longo do programa, mas ficamos felizes em saber que um grupo muito especial permaneceu. Parabenizo toda equipe de trabalho, os pais que deram força e todos os adolescentes por esse momento tão especial -  ressaltou a diretora do CRAS, Gizele Fernandes.

O Chefe de Gabinete,Thiago Rodrigues,parabénizou toda a equipe da Secretaria, as pessoas envolvidas na organização do evento, além dos pais e alunos do SCFV.

-  Parabenizo a secretária Raquel Rocha pelo belessímo trabalho ,ao CRAS e toda equipe pelo  trabalho que vem realizando junto aos nossos jovens, aos pais que se disponibilizaram  a  trazer e apoiar os seus filhos e a todos os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, disse.

Ao cumprimentar todos os participantes a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha, lembrou sobre a importância do serviço no município.

- Gostaria de lembrar que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ofertado pelos CRAS que é atrelado a Política Pública de Assistência Social que está dentro do Sistema Suas, e por meio dele trabalhamos muito para garantir o direito dos nossos usuários. Quero agradecer o apoio de todos que trabalharam na organização desse evento e parabenizar todos os jovens que fazem parte desse programa - disse a secretária.

Representando todos os adolescentes, o aluno Kauã Pires Germano recebeu o certificado de participação do programa, que posteriormente também foi entregue aos demais participantes, entre eles aqueles que completaram 18 anos.  A programação  contou ainda com  apresentações de violino, teclado, canto, poesia e dança protagonizadas pelos alunos do SCFV.

No projeto desde o início do ano a estudante, Gabriela Luquesi, de 13 anos  falou da alegria de participar do evento.

- Aprendi muita coisa boa durante esse ano e uma das que mais gostei foi das aulas de capoeira. Hoje fiquei muito feliz em participar das apresentações que ensaiei com muito carinho, disse.

Morador do bairro Country Clube, Cristian Lucas de 11 anos  explicou que não perdeu nenhum ensaio.

-  É muito legal participar das oficinas.A gente aprende muita coisa boa todo dia e para a apresentação de hoje eu treinei bastante e achei que ficou muito bonita, salientou.

A mesma opinião foi compartilhada pela mãe do adolescente, a dona de casa Dayse Gonçalves que estava bastante ansiosa na plateia.

- Estava tudo muito bonito. Toda a equipe responsável pelo projeto está de parabéns.Mesmo sendo um pouco distante da minha casa meu filho Cristian Lucas faz questão de participar e eu incentivo muito. Nesse projeto além dele aprender muitas coisas boas nas oficinas, também aprende lições que estão ajudando a se tornar um verdadeiro cidadão de bem e eu estou muito feliz com isso, finalizou.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O programa do Governo Federal oferece em Itatiaia oficinas de capoeira, futebol, kung fu e plantio de horta, além de um  trabalho de orientação social, por meio de palestras, encontros e bate papo. Os encontros, que reúnem adolescentes de todos os bairros, acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 17 horas, no salão da sede do Centro de Convivência do Idoso. Também são desenvolvidas atividades na sede do CRAS Centro, no Estádio Municipal Antônio Corrêa e no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, como o plantio da horta.

Por Matilde Basilio