20/12/2017 às 16h32min - Atualizada em 20/12/2017 às 16h32min

Prefeitura transporta por mês cerca de 1500 pessoas para tratamentos de saúde

Em Itatiaia, os pacientes que precisam de tratamento médico fora do município, ou seja, aqueles atendimentos que não são disponibilizados na cidade, contam com estrutura de transporte oferecida pela Prefeitura. O serviço de condução dos pacientes do SUS é realizado pelo Departamento de Transporte, ligado a Secretaria Municipal de Administração.

De acordo com um levantamento do setor, cerca de 1500 pessoas são transportadas mensalmente para serem atendidas em hospitais, clínicas e laboratórios fora da cidade. Dentre os principais tratamentos estão hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, além de consultas e exames.

Para ter acesso ao transporte é necessário que o paciente tenha um encaminhamento do  serviço  de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde, onde constam informações como dia, hora,  tipo de atendimento e local. De posse do documento, a marcação da viagem é realizada pelo próprio paciente no Departamento de Transporte após a apresentação. Porém, a equipe recomenda que o agendamento seja realizado com no mínimo cinco dias de antecedência.

- Atendemos todos os pedidos de viagem para tratamento de saúde que nos solicitam, mas orientamos que  sejam agendados com antecedência para que possamos programar o veículo e assim não acontecer nenhum problema para o paciente e seu acompanhante, que viajam na maioria das vezes acompanhando crianças, pessoas idosas e aquelas que fazem um tratamento mais forte - explicou o Diretor de Transporte, Ricardo da Silva Clementino.

Em média são realizadas 75 viagens por semana, sendo elas para cidades da região e dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As viagens acontecem de segunda a sábado, sendo nesse último dia, na maioria das vezes para tratamentos de hemodiálise, que acontecem três vezes por semana, nas cidades de Resende, Barra do Piraí e Belford Roxo.

-. Sabemos que muitas vezes os pacientes que solicitam o nosso serviço enfrentam uma rotina de tratamento dura e cansativa e procuramos atendê-los  da melhor maneira possível  para que possam realizar os seus tratamentos com mais tranquilidade - disse o diretor.

Para atender a demanda, o setor conta com oito carros e duas vans, sendo essas com 14 lugares. Quando necessário o departamento conta também com a parceria de algumas secretarias que disponibilizam seus carros. O serviço de transporte de pacientes é realizado por 15 motoristas.

O Departamento de Transporte da Prefeitura fica localizado no Paço Municipal Campo Belo, na Praça Mariana Rocha Leão nº 20, Centro. O telefone de contato é (24) 3352 6777 ramal 232 ou (24) 33523937.

Por Matilde Basilio