27/12/2017 às 13h59min - Atualizada em 27/12/2017 às 13h59min

Conexão Destaque - Edson de Souza

Ver o trabalho gerar frutos e contribuir para o progresso do município. Este é o fator mais importante na realização do trabalho deste servidor.

O Edson, mais conhecido como Edinho, é concursado como fiscal de tributos e está na Prefeitura desde 1991. Nestes 26 anos já foi secretário de várias pastas, mas hoje exerce a função para a qual prestou concurso, fiscal de tributos, a qual tem grande orgulho e se dedica no atendimento aos munícipes.

Você sempre exerceu a mesma função dentro da prefeitura? Como é o seu trabalho atualmente?
Já exerci o cargo de Secretário nas secretarias de Administração, Fazenda, Obras, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Direitos Humanos, fui Diretor do IPREVI e Chefe de Gabinete. Sou lotado na Secretaria de Fazenda e hoje desempenho minhas atividades de fiscal com o maior orgulho, pois é um prazer poder orientar os munícipes e depois ver o sucesso deles. A maior demanda do meu trabalho está na orientação e formalização dos micro empreendedores na sala do empreendedor. Itatiaia tem desenvolvido uma base sólida de micro empreendedores que procuram o setor para saírem da informalidade e o atendimento é constante, fornecendo informações.

Cite um fato positivo que marcou sua trajetória na Prefeitura?
Ter participado de um grupo de trabalho que conseguiu atrair para o município uma arrecadação do BIRD (Banco Mundial), que serviu para atingir várias metas de desenvolvimento no Parque Municipal Turístico e Ecológico de Penedo.

Como é seu relacionamento com os colegas de trabalho?
É ótimo, trocamos experiências constantemente entre nós e buscarmos sempre o contato direto com o SEBRAE, a JUCERJ (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), a AGERIO (Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro) e com órgãos da Prefeitura, integrados e com foco na qualidade e resultados.

O que mais gosta de fazer dentro e fora do trabalho? Quais os planos para o futuro?
No trabalho gosto mais deste contato com o público, ver os frutos do trabalho e contribuir para o progresso da cidade e da sociedade. Fora dele gosto muito de ler, dou preferência às leituras biográficas, políticas e sobre finanças. Estou sempre estudando, mas gosto também de praticar exercícios físicos, musculação, caminhada e ciclismo. Para o futuro pretendo fazer mais uma pós-graduação, desta vez em direito ambiental, pois sou formado em Direito e Economia e pós graduado em direto previdenciário e gerencia de cidades.

Por Anamaria Albuquerque