02/01/2018 às 17h20min - Atualizada em 02/01/2018 às 17h20min

Balanço: Secretaria do Meio Ambiente registra mais de cinco mil doações de mudas de árvores em Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), realizou recentemente o balanço anual das ações promovidas durante o ano de 2017. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se a doação e plantio de mudas de árvores para a população e em parceria com grupos e empresas da cidade, além da reativação do COMDEMA e da aprovação do Código Ambiental Municipal.

Após análise dos dados, foi contabilizado que 5013 mudas de árvores foram doadas através do Horto Florestal Municipal de Itatiaia, entre as sementes mais procuradas estão Acerola, Goiaba, Amora, Saboneteira, Jatobá, Ypê Jardim e Palmeira Areca-Bambu.
A Secretaria participou do plantio de árvores com grupos e empresas da cidade, levando para os participantes a orientação técnica e a doando as mudas corretas para cada local reflorestado.

Em outubro aconteceu o plantio de 120 mudas de espécies nativas em Penedo, na área próxima a nova escola e a margem do Rio das Pedras, durante a ação ecológica desenvolvida pelos funcionários da empresa DHL, instalada no município. O 19º Grupo Escoteiro Campo Belo (19º GECABE) realizou em junho o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco – e 50 árvores foram plantadas junto com crianças, jovens e adultos nas margens do Rio Acará. Durante o Mega Domingo de Compras e Cidadania uma equipe permaneceu no evento fazendo orientação para o plantio e doação de espécies frutíferas, ornamentais, nativas, etc.

Houve ainda a aprovação da Lei Complementar 38/2017 sobre o Código Municipal Ambiental que tem o objetivo de regulamentar e dar legitimidade as ações de fiscalizações e ações da SMMA, implementação de ações educativas e da Guarda Ambiental. Com o sanção da lei, o próximo passo é iniciar o processo de treinamento da Guarda Ambiental e a formalização das parcerias com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Estadual da Pedra Selada e a Polícia Militar Ambiental.

Dentre as conquistas de 2017 está a reativação do Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA – que teve reuniões mensais e a participação do poder público e da sociedade civil. Destacam-se também a participação no Conselho do Parque Nacional do Itatiaia e no Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba.

Doação de Mudas
 A retirada de mudas acontece todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, no Horto que fica na Rua Osmar Amorim, s/n, na Vila Odete. Cada morador tem direito a 10 mudas por mês, contabilizadas no cadastro realizado no ato da primeira entrega. No momento da retirada é registrado o local que receberá a plantação das mudas, portanto o morador que desejar também poderá obter no local orientações de como fazer o plantio das mudas e qual é o tipo mais adequado para cada área, como calçadas ou perto de residências.

As plantas são do Horto Municipal e para retirá-las, não é necessário nenhum tipo de vasilhame para o transporte. De acordo com a secretaria, as mudas estão condicionadas em um plástico, prontas para serem entregues.

Por Luana Vieira