05/01/2018 às 16h50min - Atualizada em 05/01/2018 às 16h50min

Secretaria de Educação apresenta balanço das ações realizadas no município durante ano Letivo de 2017

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realizou um balanço de todas as ações realizadas na educação do município durante o ano letivo de 2017.

No início do ano foi feita uma reestruturação da proposta de ação político pedagógica referente à 2017/2020, a reformulação do conteúdo programático da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e a reestruturação do projeto das atividades complementares, com foco no apoio à aprendizagem. Foi realizado ainda o acompanhamento e orientação do trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores na Rede Municipal de Ensino juntamente ao Serviço de Orientação Pedagógico, contribuindo para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem.

A Secretaria realizou a ampliação na Creche Municipal Antônia dos Santos Paiva, em Maromba, iniciou a ampliação da Creche Municipal Celina Alves Ferreira, na Vila Esperança, e a construção de dois Centros de Educação Infantil, na Vila Maia e no Jardim Itatiaia.

O Projeto Itatiart esteve presente em todas as unidades escolares com o objetivo de levar conhecimento para os estudantes sobre a cultura brasileira nas mais diversas formas de arte. No decorrer do projeto os alunos aprendem sobre a carreira e obras de artistas expressivos para a cultura nacional e municipal e ao final do projeto realizam uma apresentação de tudo que aprenderam. Em 2017 o Itatiart teve início em maio e o encerramento foi realizado em outubro de acordo com o cronograma de cada escola.

Outras ações importantes foram às aulas-passeio que visam enriquecer e dar significado ao conteúdo programático e as visitas pedagógicas como a da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, por exemplo.

Na Educação Infantil teve formação continuada sobre a prática pedagógica dentro de eixos temáticos; na Alfabetização foi trabalhado o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); nos Anos Iniciais aconteceu a Prova Brasil, parcerias com a Nova Dutra e o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, em parceria com a Polícia Militar, e nos Anos Finais o encontro por área de conhecimento.

Dentre os eventos realizados estão Fórum Municipal de Educação, Seminário Escola Viva e Ativa e o Seminário de Alfabetização, além de projetos como o Itatiart, Robótica nas escolas, Música nas Escolas, Dia da Matemática, Dia do Desafio, Dia do Meio Ambiente e os Jogos Interclasses e Cooperativos.

A Secretaria realizou parcerias com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o Programa Saúde na Escola (PSE), a Guarda Municipal, a Secretaria de Saúde, o MEC, a BIPUIM, a Casa da Cultura, a Editora FTD/Ática, a AEDB, o Instituto Campo Belo, Furnas, Undime, CCR Nova Dutra e o Ministério da Cultura.

Frota Escolar
Visando à segurança dos usuários do transporte escolar municipal, a secretaria realizou no mês de junho intervenções em ônibus da frota da Educação. Ao todo, foram feitos reparos em itens relacionados ao motor em quatro ônibus, além do emplacamento de outros dois que estavam desde 2012 sem placa.

O transporte atendeu cerca de 2600 crianças na rede municipal e 420 jovens no transporte universitário.

Por Luana Vieira