05/01/2018 às 16h55min - Atualizada em 05/01/2018 às 16h55min

Balanço:Controladoria levou transparência aos serviços públicos durante todo o ano de 2017

Em 2017, a Controladoria Geral do Município teve um papel importante no trabalho de equilíbrio das Políticas Públicas da cidade, entre eles o de melhorar e aperfeiçoar os sistemas relacionados ao controle do gasto público e a legalidade dos atos da administração, tendo como base a transparência.

Dentre as ações fundamentais realizadas ao longo de 2017 estão as adaptações do Plano Pluri Anual e também da Lei Orçamentária ao perfil da atual gestão e a constante fiscalização das metas e dos índices previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em obediência a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura apresentou os balanços orçamentários e financeiros relativos ao primeiro e segundo quadrimestre do ano. O terceiro e último será apresentado no mês de fevereiro. As audiências de prestação de contas, abertas à população, contou com a presença de representantes do legislativo, da administração municipal e de moradores.

A Controladora Geral do Município, Luzinete Schultz, explica que durante todo ano a Prefeitura esteve atenta ao acesso a informação pública por parte dos cidadãos, o que é um direito de todos.

- A Lei de acesso à informação tem diversos tópicos que definem como essa transparência tem que ser prestada ao cidadão, isso inclui responsabilidade fiscal, saúde, educação e ouvidoria, e em 2017 buscamos cumprir todas essas metas, disse a controladora.

Luzinete Schultz lembra que no segundo ranking feito pelo Ministério da Transparência, Itatiaia teve pontuação 0, no terceiro  divulgado em Maio a pontuação subiu para 6.11. Dos 91 municípios do Estado do Rio, a cidade atingiu o 19º lugar.

- O serviço de ouvidoria é importante por ser um canal de comunicação com a população e agora com ele funcionando e respondendo em dia a população nossa expectativa é que na próxima avaliação a Prefeitura atinja a nota máxima, disse.

Como meta para 2018, a controladora ressalta a implantação do serviço de Ouvidoria Itinerante.

- O próximo passo será o desenvolvimento de um trabalho de Ouvidoria Itinerante para que possamos ouvir as demandas da população no bairro onde moram, principalmente aquelas que moram em locais mais distantes e que tem dificuldade de vir a Ouvidoria Geral fazer seus questionamentos - finalizou Luzinete Schultz, reforçando que a Controladoria trabalhará para que os Planos e as Metas do Governo sejam cumpridos dentro da legalidade.

A Controladoria

A Controladoria, um dos setores norteadores da Administração Pública Municipal, trabalha em unidade com todas as Secretarias, Fundos e Autarquias para que a gestão Pública alcance efetividade dos programas e a melhor administração do município.

Por Matilde Basilio