05/01/2018 às 17h41min - Atualizada em 05/01/2018 às 17h41min

Guarda Municipal apresenta balanço e cursos de capacitação estão entre as metas para 2018

Itatiaia 05/01/2017 -. Atividades como a fiscalização e ordenamento do trânsito, que inclui o atendimento as ocorrências, até o apoio aos eventos realizados no município, como os esportivos e culturais  fazem parte dos vários serviços realizados pela Guarda Civil Municipal em 2017.

As operações de prevenção da violência nas escolas, com a permanência da Guarda nos horários de entrada e saída dos alunos, segundo o comandante da corporação, Edson Bento Expedito, foi uma das ações que contribuíram significativamente  com o bem estar e a segurança dos  alunos.

Outras atividades realizadas junto às escolas foram as palestras do projeto “Educação no Trânsito”, que teve como finalidade levar informações a respeito das leis de trânsito e cidadania aos estudantes. Durante os encontros, de uma forma lúdica, os alunos também tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o dia a dia de um condutor e de um pedestre, em um circuito montado no pátio das unidades.

- Durante o ano, além de desenvolvermos as atividades corriqueiras, como o trabalho de proteção dos próprios municipais e a atuação no trânsito da cidade, também buscamos desenvolver atividades que fizessem a diferença na vida dos nossos munícipes, salientou Edson Bento .

O comandante lembrou também que no decorrer do ano a Guarda Municipal realizou operações conjuntas  com a Polícia Militar,no trabalho de fiscalização de trânsito e também com o DETRAN/RJ, em vistorias realizadas na cidade.

Em meio as demais ações realizadas pela Guarda , Edson Bento também citou  o reforço no controle do trânsito com a implantação das novas regras para a entrada de ônibus, microônibus e vans de turismo no município, a atuação dos agentes no trabalho de reforço da fiscalização do comércio irregular no logradouros municipais e dos pontos de parada os trenzinhos de passeios, que agora  também contam com um itinerário fixo.

-  Estivemos atentos o tempo todo ao ordenamento da cidade para que os nossos munícipes tivessem mais tranquilidade e uma melhor qualidade de vida, disse

Edson Bento reforçou também que foram realizados trabalhos de prevenção como rondas periódicas nas captações  de água do município, a orientação do trânsito nos principais balneários de Itatiaia e um curso de operação dos novos rádios transmissores recebidos pela corporação..

De acordo com o comandante o quadro da Guarda Municipal também recebeu o reforço de quatro novos agentes, que antes de ingressarem passaram por um curso  de coordenado pela corporação .

- Tivemos avanços importantes  em 2017 e para 2018 o objetivo e dar continuidade a tudo que vem dando certo e buscar novas melhorias para a Guarda como, por exemplo, a oferta de cursos de capacitação para os  nossos agentes, finalizou o comandante.

Por Matilde Basilio