08/01/2018 às 17h23min - Atualizada em 08/01/2018 às 17h23min

Balanço 2017: Divisão Executiva de Trânsito cumpre metas importantes

As constantes vistorias e fiscalizações fizeram parte das ações da Divisão Executiva de Trânsito (DETRA), em 2017. De acordo com o setor, o trabalho de vistoria de veículos autorizados e cadastrados como transporte escolar foi cumprido efetivamente. As operações, realizadas duas vezes por ano, atendeu os proprietários de todo o município.

O objetivo, de acordo com a equipe, foi garantir a segurança dos alunos, com a coibição de possíveis irregularidades que pudessem causar acidentes e de facilitar a identificação do transporte escolar ilegal na cidade.

Além da conferência dos documentos, a equipe encarregada pela operação conferiu itens importantes do veículo visando a segurança dos alunos, entre eles, a existência e a validade do extintor, condições dos pneus, seta, buzina, cadeiras especiais exigidas para crianças de até sete anos, entre outros. Entre as sanções previstas para os proprietários dos veículos que não se submetessem a vistoria estavam desde a advertência, até cassação do alvará.

Também foram realizadas pelo departamento, fiscalizações como dos transportes escolares e dos urbanos, dos trenzinhos de passeios e quadriciclos e os serviços de manutenção das placas de sinalização.

Em parceria com a Procuradoria Geral​ ​do Município, o DETRA também elaborou o decreto que regulamenta a atividade de transporte com quadriciclos e o decreto que regulamenta a atividade de transporte com trenzinhos. De acordo como a norma, os trenzinhos passaram a ter um ponto de parada definido e um itinerário fixo.

Para dar continuidade a fiscalização, também foi efetuada a renovação anual  de convênio junto ao DETRAN/RJ para utilização do Sistema de  Gestão e Autos de Infrações e Fiscalização de Trânsito. Segundo dados do DETRA​,​  ao longo de 2017 foram registradas 1107 autuações de trânsito e desse total 196 condutores entraram com recursos .

 - Nesse ano de 2018, além de darmos continuidade aos trabalhos de vistorias  e fiscalizações, nosso objetivo também é realizar campanhas educativas  de trânsito em todo o município, finalizou o diretor do DETRA, Samuel de Souza.

Por Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »