15/01/2018 às 16h22min - Atualizada em 15/01/2018 às 16h22min

Balanço 2017: Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda comemora avanços na geração de empregos

Itatiaia teve um ano de 2017 de avanços na geração de empregos e nas parcerias com as empresas da região, e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda comemora os resultados positivos.

Segundo dados do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, Itatiaia alcançou o 2º lugar em vagas ocupadas no Sul Fluminense e 4º lugar no Estado. Ainda de acordo com o cadastro, de janeiro a setembro, o maior número de empregabilidade no município foi referente ao setor de linha de montagem de aparelhos elétricos.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda apontou que cerca de 2 mil candidatos participaram  do processo  seletivo do Grupo SEB, realizado no primeiro semestre. Desse total, 1,5 mil participaram diretamente em Itatiaia. O processo seletivo, que teve a finalidade de oferecer oportunidade de emprego aos moradores, foi realizado por meio de uma parceria entre a Seres Consultoria e Núcleo de Emprego e Qualificação de Itatiaia (NEQ).

Conforme informações da secretaria, outras empresas como MARSEV, PROLIM, Operativa Consultoria,TPC também foram grandes parceiras na geração de emprego, através de processos seletivos realizados no NEQ, além de hotéis, pousadas, restaurantes e lojas da cidade.

A parceria com as empresas também gerou um resultado bastante positivo para Itatiaia. Atualmente, 40 jovens aprendizes, que passaram por etapas de seleção encontram-se trabalhando dentro das empresas da cidade. Outra novidade foi que em 2017 houve ainda um aumento de cerca de 30 vagas destinada as pessoas com deficiência.

 Na área de capacitação, durante o ano a Prefeitura também firmou uma parceria com a  INB – Indústrias Nucleares do Brasil e o SENAI para a realização de cursos gratuitos de Torneiro Mecânico e Eletricista Predial com NR10, que gerou a qualificação de 32 jovens, com certificação.

Também foi realizado o processo seletivo que destinou 40 vagas, com aulas teóricas no Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia e aula práticas no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), sendo o transporte dos alunos cedidos pela Prefeitura.

Outra grande realização foi a reforma e a reinauguração do Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia, no bairro Vila Odete. Hoje o espaço é destinado a realização de processos seletivos, treinamentos de empresas, cursos de capacitação para funcionários da Prefeitura e capacitação em parceria com o SEBRAE.

Além de dar sequencia aos projetos que deram certo no decorrer de 2017, para esse ano de 2018 o secretário da pasta, Imberê Moreira Alves, reforça a realização de capacitações.

 - O ano de 2017 foi de muito trabalho e dentre os nossos projetos para 2018, cito a realização de cursos de qualificação para os moradores de Itatiaia e também o de transformar o NEQ em um SINE – finalizou o secretário.

Por Matilde Basilio
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »