16/01/2018 às 17h56min - Atualizada em 16/01/2018 às 17h56min

Passarela, no bairro Marechal Jardim poderá ser entregue no primeiro semestre

Dentro de alguns meses, os moradores do bairro Marechal Jardim que precisam atravessar a Rodovia Presidente Dutra poderão realizar a travessia com mais segurança. Após um trabalho de articulação da Prefeitura de Itatiaia junto a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e a concessionária que administra a rodovia, foi iniciada a construção de uma passarela no KM 311 da BR 116.

A obra, realizada pela CCR Nova Dutra, empresa que tem a concessão da Rodovia, foi orçada em R$ 3.879.380,68 e está na fase da construção da base com a colocação de vigas.  A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre.

Conforme explica o Secretário de Planejamento do Município, Carlos Cesar Ayres, a construção da passarela é fruto de uma articulação do Governo do Município e  atende a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Marechal Jardim.

- A construção de passarelas, dentro dos limites da  Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, fazem parte de um grande esforço de articulação feito em 2017.Para que a obra pudesse acontecer, o poder executivo, em dois momentos, esteve com a diretora da ANTT, junto com a CCR Nova Dutra,  que é quem faz a concessão, e  nesses encontros  sensibilizou eles da importância  e da  necessidade das  passarelas em três trechos específicos da Dutra, como no Marechal Jardim, Vila Martins e Vila Flórida, onde existem travessias muito específicas de pessoas  - frisou o secretário.

Para Fabiana Borges, que mora no bairro e há 10 anos faz a travessia pela Dutra no retorno do trabalho,  a obra veio em boa hora.

Infelizmente, tanto eu quanto outros moradores precisamos atravessar a Dutra correndo perigo,mas a construção dessa passarela me deixa muito feliz. Agora vai ficar bem melhor para atravessarmos, porque tínhamos que descer do ônibus, parar no meio do canteiro e depois atravessar a outra pista.  Agora vai ficar melhor para a gente – disse Fabiana Borges.

Ana Paula de Oliveira, que trabalha em um comércio próximo a travessia conta que o local é bastante arriscado e que já aconteceram vários acidentes, inclusive fatais.

- Saber que será construído uma passarela me deixa mais tranquila. Para quem atravessa a Dutra é um risco e agora essa passarela vai ajudar muito -  contou Ana Paula.

Além dos moradores Marechal Jardim, a população dos bairros Vila Flórida e da Vila Martins também serão contempladas com a construção de passarelas após o pedido da Administração Municipal a ANTT.

Por Matilde Basilio