23/01/2018 às 13h14min - Atualizada em 23/01/2018 às 13h14min

Defesa Civil de Itatiaia dá dicas preventivas em caso de tempestades de verão

Com a chegada do verão, quando as chuvas fortes são mais comuns, a Defesa Civil de Itatiaia, vinculada a Secretaria Municipal de Ordem Pública, informa os moradores sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas durante essas ocasiões para evitar transtornos e possíveis danos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Valdair do Nascimento, entre as principais medidas preventivas estão: construir somente em locais seguros para evitar acidentes. Nesse caso de iniciar uma construção, o coordenador lembra que o morador deve procurar um técnico para orientar sobre a obra e regularizar a mesma junto a Secretaria de responsável, na Prefeitura.

Outra orientação é que o morador evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras, principalmente  durante o período chuvoso. A retirada pode causar a ruptura do local e causar acidentes. Também devem ser evitadas construções próximas a barrancos e muros de contenção.

A instalação e limpeza das calhas de chuva nas residências e comércios e o acondicionamento e direcionamento correto do lixo por parte dos moradores é outra forma de prevenção importante. O lixo ou entulho jogado nas encostas  durante as chuvas podem escorregar e entupir drenagens e causar danos à residência. É importante também que o lixo não seja jogado junto à  terrenos baldios, bueiros, quintais, córregos ou na rua.

No que se refere ao plantio de árvores, a Defesa Civil pede que os moradores que evitem plantar limoeiro, bananeiras e coqueiros nas encostas, uma vez que as folhas, troncos e raízes dessas plantas favorecem ao acúmulo de água no solo, podendo ocasionar deslizamentos.

- Alguns cuidados são muito importantes. Nos barrancos optem por plantar pequenas árvores frutíferas ou rasteiras, elas aderem melhor o solo e dificultam o deslizamento. Solicitamos a todos ainda que não desmatem, pois tanto as árvores, como as demais vegetações servem para conter os deslizamentos - disse o coordenador da Defesa Civil, lembrando que em caso de dúvidas quanto as espécies de árvore os moradores podem buscar orientações junto a Secretaria de Meio Ambiente.

No caso das chuvas fortes, que geralmente vem acompanhada de raios, a Defesa Civil ressalta que é fundamental que os moradores desliguem os aparelhos das tomadas para evitar curto circuito nos equipamentos. Outra dica é não se abrigar embaixo de árvores. Também é importante que todos fiquem atentos aos níveis d’água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas.

O coordenador de Defesa Civil frisa que a prevenção ajuda a evitar acidentes, e reforça que é importante também que as pessoas fiquem atentas a problemas estruturais nas residências, como trincas e rachaduras, que podem  indicar problemas de estrutura e risco de queda. Muros com estrutura estufada, postes e árvores inclinadas podem  estar relacionados à movimentação de terra e, portanto, com risco de queda.

- Nossa orientação maior é que as pessoas fiquem sempre atentas, acompanhem os boletins meteorológicos e a qualquer sinal de perigo mantenham a calma e busquem imediatamente ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros - finalizou, Valdair do Nascimento.

A Defesa Civil fica localizada na Secretaria de Ordem Pública, junto a  Rodoviária Municipal, localizada na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, S/N, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O telefone de contato 199 e (24) 3352-1151. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou  (24) 3352 6752.

Confira algumas orientações

• Construa somente em locais seguros sob a orientação de um técnico;

• Acompanhe os boletins meteorológicos;

• Evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras;

• Mantenha ralos, esgotos, bueiros e valas sempre limpos;

• Realize a limpeza periódica das calhas e telhados;

• Não jogue lixo ou entulho nas encostas, bueiros, quintais, córregos e na rua;

• Verifique as instalações elétricas, desligue e desconecte os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;

• Verifique se existem problemas estruturais nas residências, como rachaduras e trincas e faça correção;

• Mantenha as portas e janelas da casa fechadas, para evitar entrada de ventos fortes;

• Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios;

• Não atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas; pode ser arriscado;

• Saiba onde existe um lugar seguro, para um caso de emergência;

• Nunca deixe crianças sozinhas;

• Evite sair de seu local durante as chuvas, aguarde a intensidade diminuir ou a chuva acabar.

Por Matilde Basilio