31/01/2018 às 16h21min - Atualizada em 31/01/2018 às 16h21min

Guarda Municipal intensifica patrulhamento na volta às aulas em Itatiaia

Com o retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino  na próxima segunda-feira  (05), a Guarda Civil Municipal de Itatiaia (GCMI) estará intensificando o patrulhamento no entorno das escolas municipais e particulares. Para organizar o trânsito e garantir a segurança dos alunos, mantendo a vigilância nas proximidades das unidades, a corporação  montou um esquema especial.

Conforme explica o comandante da Guarda Municipal, Edson Bento Expedito, o trabalho dos agentes se concentrará próximo as escolas com maior movimento, tanto em Itatiaia quanto em Penedo, nos horários de entrada e saída dos estudantes, sendo a partir das 7h, 11h e 16h30.  A equipe da Ronda Escolar contará com aproximadamente 15 guardas mais 4 motocicletas e 3 viaturas.

- A Ronda Escolar é realizada todos os dias do ano letivo. Durante as rondas os agentes em uma viatura visitam as unidades e conversam com diretores e professores para verificar se existem problemas na escola. Paralelo a isso, dois guardas também ficam baseados em frente às unidades fazendo o controle do trânsito no local, contou.

O comandante salienta que o serviço de ronda nas escolas também foi realizado durante as férias com a finalidade de reforçar a proteção ao patrimônio. Porém, com a volta às aulas, além da proteção ao patrimônio, o objetivo voltou a ser também  o trânsito nas proximidades das escolas.

- A equipe atua de forma preventiva visando evitar ocorrências, garantindo assim a tranquilidade dos estudantes e demais profissionais. Mas vale ressaltar que além da roda, as escolas em sua maioria contam com um agente  baseado no local, finalizou.

A Guarda Civil Municipal trabalha em plantão de 24 horas e os contatos com a corporação podem ser feitos por meio dos telefones 153 e (24)  3352 6752. O endereço da unidade é Rua Osmar Amorim, nº 303, Vila Odete.

Dicas de segurança :

Evite conversar com pessoas estranhas
Mantenha distância de veículos suspeitos
Evite locais escuros e sem movimento;
Não aceite presentes de pessoas desconhecidas;
Evite aglomeração na porta da escola antes e após as aulas;
Evite expor aparelhos eletrônicos na rua;
Evite levar objetos de valor para a escola;
Utilize sempre a faixa de pedestre e atravesse em linha reta;
Não corra ao atravessar a rua;
Ande sempre na calçada e longe do meio-fio.
Menores de  8 anos não devem ir   e voltar da escola sozinhas
Se a criança for utilizar transporte escolar particular é importante que os pais obtenham referências
Em caso de usar transporte escolar particular observe também as condições do veículo

Por Matilde Basilio