Alunos da Rede Municipal de Ensino de Itatiaia voltam às aulas na próxima segunda

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, inicia na próxima segunda-feira, dia 05, o ano letivo de 2018 da rede municipal de ensino. Para atender aos 4886 alunos da cidade, a Secretaria realizou nesta semana a acolhida dos 538 professores e da equipe diretiva das escolas para planejamento e organização da acolhida dos estudantes.

Para garantir a segurança dos alunos, todas as 21 unidades de ensino receberam no mês de janeiro serviços de dedetização das áreas internas e externas dos estabelecimentos, limpeza das caixas d’água e higienização de filtros.

De acordo com a Diretora do Departamento Pedagógico, Diene Christina Motta, a proposta de ação político pedagógica foi reformulada e a novidade de 2018 será a presença de implementadores por área de conhecimento e para alfabetização nas escolas.

– Neste ano teremos implementadores por área de conhecimento e isso irá fortalecer a alinha de ação filosófica e metodológica para uma educação contínua dentro da temática pedagógica que seguimos da Escola Viva e Ativa. Manteremos o planejamento das atividades complementares com foco no apoio e na aprendizagem, além dos mais diversos projetos que serão realizados ao longo do ano – comentou Diene.

Neste ano quatro escolas começarão a desenvolver o ‘Programa de Aceleração’ com o objetivo de ajustar a série dos alunos que se encontram na situação de distorção de idade para a ano que estão cursando. O Programa terá duração de dois anos respeitando o conteúdo programático normal, mas trabalhando de forma lúdica e contextualizada para ajudar os alunos que estão atrasados.

A Secretaria começará ainda neste semestre os estudos para implantar a nova base comum curricular e para dar continuidade ao PNAIC terá o apoio do Governo Federal com o projeto ‘Mais Alfabetização’.

-O MEC deu até 2020 para adequação a nova base comum curricular, mas já iremos iniciar os estudos para implantar no próximo ano em nosso município. O Programa Mais Alfabetização consiste em reforçar o trabalho do professor com a participação de um assistente, a fim de aprimorar a experiência dos alunos nas áreas de leitura, redação e matemática – explicou a Diretora.

Obras de Ampliação
A Creche Municipal Antônia Dos Santos Paiva, localizada em Maromba, passou por uma obra de ampliação e readequação da unidade que resultou na construção de duas salas de aula, banheiros e a transformação de três espaços em sala que irá atender 100% da demanda do bairro. A unidade recebeu ainda pintura, novas instalações hidráulicas e elétricas e ligação dos sanitários.

A Creche Municipal Professora Celina Alves Ferreira, localizada na Vila Esperança, não retomará as atividades nesta segunda-feira devido à obra de ampliação e readequação da unidade que está sendo realizada. A obra contempla a construção de três salas de aula e uma sala de professores que irá atender 100% da demanda do bairro.

Construção Centro de Educação Infantil na Vila Maia e no Jardim Itatiaia
Iniciada no fim de novembro, a construção dos novos prédios dos Centros de Educação Infantil dos bairros Vila Maia e Jardim Itatiaia segue a todo vapor e atendendo ao cronograma estabelecido. A previsão é que todos fiquem prontos para o segundo semestre letivo, totalizando 6 meses de obra.

A obra da Vila Maia, com valor estimado de R$ 705.873,73, está localizada na Rua Francisco de Carvalho, s/n, ao lado do Conjunto Habitacional da Vila Maia. Assim que concluído, o novo prédio terá capacidade de atender cerca de 120 crianças.

O projeto no bairro Jardim Itatiaia está localizado na Rua 32, tem valor estimado de R$ 854.867,85 e atenderá cerca de 120 alunos do berçário, maternal, pré I e pré II.

Por Luana Vieira