02/02/2018 às 16h47min - Atualizada em 02/02/2018 às 16h47min

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itatiaia toma posse

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), vinculado a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), tomaram posse na última quinta-feira (1º) durante ato realizado na sede da SPPM.

Criado em 2013, por meio da Lei nº 627 de 02 de janeiro, o Conselho é um órgão deliberativo, tem a participação do poder público e da sociedade civil organizada com a finalidade de promover, em âmbito municipal, políticas públicas que contemplem a equidade de gênero e visem eliminar a desigualdade, a discriminação, o preconceito e a erradicação da violência contra a mulher.

Composto por 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, o CMDM elegeu Janaína Sá Dantas, representante da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, como presidente para o biênio 2018/2019.

Para a Presidente do Conselho, o trabalho desenvolvido pelas conselheiras é importante para mapear e analisar quais sãos os problemas enfrentados pelas mulheres da cidade e propor medidas para saná-los.

- O conselho é parte importante de uma gestão participativa e democrática, é um parceiro direto da secretaria. Vamos caminhar juntos para acolher as mulheres de Itatiaia e alcançar soluções para os problemas de nossa cidade. Queremos estar perto da população, por isso temos representantes de diversos bairros e isso facilita o contato com as itatiaienses – destacou Janaína.

No decorrer da cerimônia, foi apresentado projetos a serem desenvolvidos no decorrer do ano e os dados sobre a violência contra a mulher na cidade.

As entidades com representantes eleitas para compor o conselho foram a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Itatiaia, Associação de Moradores e Amigos do Campo Alegre, a Federação das Associações de Moradores de Itatiaia, a ONG Integração e a Associação Beneficente Arcanjo Gabriel.

Por Luana Vieira