02/02/2018 às 17h21min - Atualizada em 02/02/2018 às 17h21min

Rádios Transmissores reforçam o trabalho da Guarda Municipal

Desde o mês de abril, 25 rádios transmissores tem reforçado a comunicação entre os agentes da Guarda Civil Municipal. Os equipamentos, doados pela Secretaria de Segurança do Estado, após serem utilizados nos jogos Olímpicos do Rio 2016, estão sendo usados pelos guardas em serviço nos prédios públicos e no trânsito do município.

O comandante da corporação, Edson Bento, explica que hoje os rádios estão funcionando com todos os recursos e são fundamentais na comunicação da Guarda Municipal.

- Os rádios auxiliam muito na comunicação do guarda com a nossa sede de serviço. Por meio deles os agentes, sejam aqueles que estão tomando conta de um patrimônio ou trabalhando no trânsito, conseguem fazer contato imediato. Tanto que já houve casos em que o agente de trânsito precisou de reforço para uma ocorrência e nos fez esse pedido via rádio, sendo atendido imediatamente, disse.

De acordo com o comandante, os equipamentos também  possibilitam fazer uma ronda via rádio.

- Além de passamos nos postos de serviço para saber se está tudo bem, a partir das 22 horas os agentes fazem contato com a sede da Guarda de duas em duas horas, para nos informar e  todos os postos que contam com os rádios tem acesso as mensagens, explicou.

A doação dos equipamentos fez parte do termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, órgão responsável pelo esquema de segurança das duas competições.

Além de Itatiaia, mais seis cidades do Médio Paraíba e duas da Região Centro-Sul Fluminense receberam os aparelhos. A doação dos rádios transmissores, solicitados durante os encontros regionais dos comandantes das guardas municipais foi possível após a assinatura de um termo de cooperação voltado à cessão dos equipamentos.

Para que pudessem aprender a operar os equipamentos, os agentes passaram por uma capacitação no Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia, na Vila Odete. As aulas foram ministradas por dois agentes da corporação que receberam treinamento especializado.

Para conhecer os equipamentos, os guardas assistiram aulas teórica pela plataforma,onde puderam conhecer as funções do rádio e o seu alcance.  Já na aula prática, com duração de duas horas, os agentes aprenderam a operar  os rádios de forma eficaz.

Rádios Transmissores

De acordo com a (SESEG), os aparelhos são mais resistentes, inclusive à água e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência - e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.

Por Matilde Basilio