05/02/2018 às 17h37min - Atualizada em 05/02/2018 às 17h37min

Secretaria da Educação prepara mais de 15 projetos pedagógicos para o ano letivo de Itatiaia

O ano letivo se inicia e com ele as atividades e projetos pedagógicos planejados pelos professores e gestores escolares. Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, recebeu mais de 4800 alunos nas 21 instituições de ensino da rede municipal.

O planejamento não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina, mas vai além com projetos que estimulam através do lúdico o aprendizado, a criatividade, o lado social, cultural, esportivo e a inclusão do cidadão nas atividades da comunidade escolar.

Com 538 professores na rede, a secretaria desenvolverá 18 projetos ao longo do ano com os alunos, dentre eles o Itatiart, Transitando com Consciência, Roda de Leitura e Contação de Histórias, Aprendendo Justiça na Escola, Música nas Escolas, Jogos Estudantis e Cooperativos, Dia da Matemática, Dia do Meio Ambiente. Dia do Desafio, Tecnologia Educacional e Robótica, Espaço das Artes e Não bata, Eduque.

De acordo com a Diretora do Departamento Pedagógico, Diene Christina Motta, os projetos enriquecem o trabalho nas escolas e a proposta de ação político pedagógica de uma ‘Escola Viva e Ativa’.

- As atividades complementares com foco no apoio e aprendizagem permanecem no planejamento porque foi algo que deu certo no último ano. Além dos projetos da secretaria, cada escola tem sua gama de atividades. Temos diversas parcerias nos projetos e isso é excelente porque elas trazem temas relacionados ao meio ambiente, trânsito e cidadania, por exemplo, de forma lúdica para os alunos. Nosso objetivo é proporcionar uma forma diferenciada deles aprenderem - explicou Diene.

Parcerias com instituições como a Nova Dutra, Polícia Militar, Furnas, etc, ajudam a garantir a eficiência e a qualidade dos projetos.
Dentre os destaques há o Itatiart, projeto que acontece há 12 anos no município e tem o objetivo de difundir a cultura brasileira por meio de atividades e conhecimentos desenvolvidos nos espaços escolares da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.

- A abertura do Itatiart será em abril e ao longo do ano os professores vão trabalhar com eles sobre os cantores e artistas escolhidos e com certeza iremos descobrir muitos talentos dentro de nossas salas de aula. No final do ano letivo eles terão não apenas uma bagagem educacional, mas também cultural. A escola é um dos espaços que organiza essas trocas de conhecimento levando à compreensão das diversidades culturais existentes no nosso país – discursou o Secretario de Educação, Amarildo Veiga Ferri.

Por Luana Vieira