05/02/2018 às 18h05min - Atualizada em 05/02/2018 às 18h05min

Agentes de Desenvolvimento tiram mais de 249 MEIs da informalidade

Em Itatiaia, os Agentes de Desenvolvimento da Prefeitura vem desenvolvendo um papel importante para reduzir a informalidade dos Microeempreendedores do município.O trabalho vem sendo realizado através das orientações 'in loco' e na Sala do Empreendedor, uma iniciativa que já contribuiu para que 249 microempreendedores saíssem da informalidade em 2017.

Através do trabalho dos agentes, os microemprendedores também vêm recebendo informações periódicas sobre as capacitações realizadas pelo    SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Somente no ano passado foram oferecidas três oficinas e dois workshops beneficiando mais de 120 microemprendedores.

Os agentes Desenvolvimento da Prefeitura tem como objetivo auxiliar no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das micro e pequenas empresas, além de criar uma mobilização em prol do desenvolvimento local.  Atualmente a Prefeitura conta com três agentes, todos formados pela plataforma online da Universidade do Sebrae.

O diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Marcelo Toledo, que também é Agente de Desenvolvimento fala sobre a importância do trabalho realizado pelos Agentes.

- A orientação é imprescindível para que os microempreendedores saibam que a formalização e o desenvolvimento de seus negócios não é tão complicada, é necessário apenas que sigam o passo a passo  das  orientações. E para que isso aconteça, eles podem contar com o trabalho dos Agentes que ajudam no trabalho de orientação e acompanhamento desde o inicio, além de fornecer informações fundamentais que contribuem para o desenvolvimento de seus negócios, disse.

Para levar informações e esclarecimentos aos microempreendedores, além do trabalho ‘in loco’ a equipe também utiliza ferramentas de comunicação como contatos via email, ligações telefônicas e mensagens por meio do aplicativo whatsApp.

- Contribuir para que a cidade tenha  um comércio organizado e formalizado é também uma das atribuições dos Agentes para o Desenvolvimento Local, por isso, para que possamos manter os microempreendedores sempre informados usamos todos os meios de comunicação possíveis, desde e-mails, ligações, WhatsApp e até mesmo carta, explica.

Para  obter mais informações sobre formalização dos negócios  ou sobre os oficinas e workshops viabilizados pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, o Microempreendedor Individual pode comparecer a Sala do Empreendedor, localizada na  Praça Mariana Rocha Leão, Nº 20, Centro ou ligar diretamente para o telefone (24)  3352 6777 ramal 317.

Por Matilde Basilio