06/02/2018 às 17h52min - Atualizada em 06/02/2018 às 17h52min

Em oito meses de funcionamento, Centro de Qualificação já ofereceu várias oportunidades de capacitação aos moradores

Desde a sua reativação, no final de maio, o Centro de  Qualificação e Formação Profissional de Itatiaia vem oferecendo várias oportunidades a população de Itatiaia.Em oito meses de atividades, o espaço já  sediou  diversos cursos, oficinas e workshops aos moradores  da cidade .

Dentre os treinamentos realizados no local estão os cursos de Formação da Guarda Municipal, oferecido aos novos membros da Corporação e o  de capacitação dos servidores da Prefeitura, ministrado pelo SEBRAE,  para iniciarem o trabalho de implantação do Alvará Online na Prefeitura.

Outra iniciativa importante realizada no Centro foi o projeto “Saber Mais”,uma parceria das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) com a Prefeitura de Itatiaia e o SENAI de Resende. Através do projeto, 31 jovens foram capacitados para o mercado de trabalho  ao concluírem os cursos de Torneiro Mecânico/Fresador Mecânico e Fundamentos da Eletricidade/NR-10/Instalação de Sistemas Elétricos Prediais.Todos os formandos são Itatiaienses e passaram por uma seleção composta de prova e dinâmica em grupo.

No Centro também foi o processo seletivo  de 'Jovem Aprendiz' do Grupo  SEB, que aconteceu em 5 etapas, recebeu 200 candidatos e teve 25 selecionados, sendo todos do município.

Além de cursos e processo seletivos, o espaço também  recebeu as oficinas e workshops do SEBRAE,  realizadas para os comerciantes e microempreendedores da cidade,  e ainda   oficinas  ministradas aos profissionais dos Conselho do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia (IPREVI), onde foram abordados assuntos  importantes para  desempenho financeiro da entidade.

- Estamos fazendo um trabalho integrado a população. Nosso objetivo é oferecer oportunidades de  capacitação as pessoas da nossa cidade. Nesses meses em funcionamento  intensificando a utilização do espaço para oferecer cursos de qualificação e nosso objetivo é trazer sempre  novas oportunidades  -  finalizou o Secretário de Emprego e Geração de Renda, Imberê Moreira Alves.

O  Centro de  Qualificação e Formação Profissional de Itatiaia fica na Rua José Francisco Zikan, s/nº, Vila Odete.

Por Matilde Basilio