Assistência Social e Direitos Humanos estuda a implantação da Vigilância Socioassistêncial em Itatiaia

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos vem estudando a implementação da Vigilância Socioassistencial no município. Está é uma pauta da atual gestão da SMASDH e que vem sendo amadurecida e pensada para que os gestores e profissionais da Assistência Social possam conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual são responsáveis.
– A organização da função de Vigilância Socioassistencial é uma tarefa desafiadora. O fortalecimento da gestão e qualificação dos serviços torna se crucial para o amadurecimento da assistência social como política pública setorial, na qual compete garantir o acesso a direitos sociais – relatou a Diretora do SUAS Tayenne Oliveira).

Para falar sobre o assunto, a equipe da Assistência Social organizou uma reunião com a psicóloga e especialista em gestão pública municipal e que implantou a vigilância socioassistencial no município vizinho de Resende, a servidora pública da Prefeitura de Resende Maria Cecília Zikan, que salientou – “que precisamos de diagnósticos que irão dar base para as Políticas Públicas municipais, através dos indicadores as informações e análises que contribuam para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, fortalecendo a capacidade de Proteção Social e defesa de direitos da política publica.”

Pular para o conteúdo